quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Hoje na História do Mundo: 4 de Agosto

FIM DOS PRIVILÉGIOS FEUDAIS

    Em 1789, a nobreza reunida na Assembleia Nacional da França renuncia a seus privilégios no início da Revolução Francesa. 

EUA FICAM NEUTROS NO INÍCIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

    Em 1914os Estados Unidos declaram sua neutralidade diante do começo da guerra na Europa opondo França, Reino Unido, Rússia e Sérvia, de um lado; e a Alemanha e a Áustria-Hungria, do outro.

Os EUA entram na guerra em 1917, depois de vários ataques de submarinos alemães ao comércio transatlântico. Para justificar a intervenção militar na Europa, o presidente Woodrow Wilson declara aos norte-americanos que "esta é a guerra para acabar com todas as guerras." 

JESSE OWENS DESTRÓI MITO DA SUPERIORIDADE ARIANA

    Em 1936, o atleta negro norte-americano Jesse Owens, conquista a segunda da quatro medalhas de ouro ao vencer a prova de salto em distância na Olimpíada de Berlim, organizada pelo regime nazista para comprovar a tese da superioridade da raça branca e ariana.

EUA ATRAEM BRACEROS DO MÉXICO PARA AGRICULTURA

    Em 1942, com medo de uma falta de mão de obra no campo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), os Estados Unidos fazem um acordo sobre trabalho agrícola com o México para atrair mexicanos para a lavoura

O Programa Bracero, como fica conhecido, dura até 1964. É o maior programa de trabalhadores convidados da história dos EUA. 

Os mexicanos têm direito a um salário mínimo, segurança, casa e comida. Muitos patrões desrespeitam o acordo, ao pagar abaixo do mínimo ou não pagar e oferecer casa e comida ruins. Isso gerou greves, protestos e processos.

Como os trabalhadores mexicanos se tornam importante para a economia de estados como a Califórnia, o programa sobrevive à guerra. Em 22 anos, são mais de 4,6 milhões de contratos de trabalho. Até hoje, os imigrantes latino-americanos são parte importante da mão de obra do Sudoeste dos EUA.

NAZISTAS PRENDEM ANNE FRANK

    Em 1944, a Gestapo, a polícia secreta do regime nazista, prende a jovem judia alemã Anne Frank, de 15 anos, escondida com a família e outros judeus desde 1942 num anexo secreto de uma casa em Amsterdã, na Holanda ocupada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45)

Diário de Anne Frank, um relato da vida nesta reclusão voluntária para tentar escapar do terror nazista, é um dos livros mais importantes do século 20. Ela morre num campo de concentração pouco antes do fim da guerra.

Onze milhões de pessoas morreram no Holocausto, entre as quais 6 milhões de judeus, 1,5 milhão de ciganos, comunistas, socialistas, homossexuais, dissidentes e quem quer que o Nazismo considerasse inimigo.

NASCE BARACK OBAMA

    Em 1961, Barack Hussein Obama, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, nasce em Honolulu, no Havaí, filho de pai queniano e mãe norte-americana. 

Durante seus dois governos (2009-17), supremacistas brancos como Donald Trump questionam sua nacionalidade, insinuando que Obama não nasceu nos EUA. Se fosse assim, não poderia ser presidente.

CENTENÁRIO DA RAINHA-MÃE

    Em 2000, o Reino Unido festeja os 100 anos de Elizabeth, a rainha-mãe. 

Mãe da rainha Elizabeth II, ela reinou ao lado do marido, o rei George VI, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), quando o país foi bombardeado pela Alemanha Nazista.

Nenhum comentário: