NIXON ANUNCIA RENUNCIA
Em 1974, sob ameaça de impeachment, depois de perder o apoio do Partido Republicano no Congresso, Richard Nixon anuncia em rede nacional de televisão a renuncia à Presidência dos Estados Unidos por causa da invasão da sede do Partido Democrata em Washington durante a campanha eleitoral de 1972 e das manobras de obstrução de justiça no Escândalo de Watergate.
Nixon renuncia formalmente no dia seguinte. Seu sucessor, Gerald Ford, lhe concede o perdão presidencial por todos os crimes possivelmente cometidos no exercício da Presidência, sob a alegação de que era preciso pacificar o país. Todos os ministros condenados são presos.
Ford é o único presidente não eleito da história dos EUA. Era presidente da Câmara. Antes da queda de Nixon, o vice-presidente Spiro Agnew renuncia em 10 de outubro de 1973, depois de ser alvo de inquérito por conspiração criminosa, suborno, extorsão e fraude por aceitar propina de empresas que tinham negócios com o estado de Maryland quando era governador.
Agnew nega todas essas acusações, mas admite evasão de impostos e deixa a vice-presidência. Assim, Ford sucede a Nixon e perde a eleição de 1976 para Jimmy Carter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário