segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Hoje na História do Mundo: 22 de Agosto

 BATALHA DE BOSWORTH

    Em 1485, na última grande batalha da Guerra das Duas Rosas (1455-85), Henrique Tudor, Conde de Richmond, vence Ricardo III, que morre no campo de Bosworth, e é coroado rei da Inglaterra como Henrique VII

É o fim da Idade Média na Inglaterra e o início da poderosa Dinastia Tudor, que governaria o país até 1603, com o próprio Henrique VII, Henrique VIII, que rompe com a Igreja Católica e funda a Igreja da Inglaterra, Maria I e Elizabeth I, período em que começa a construção do Império Britânico.

FUNDAÇÃO DA CRUZ VERMELHA

    Em 1864, na Suíça, 12 países adotam, a Convenção de Genebra para Melhorar a Condição dos Feridos e Doentes de Exércitos no Campo de Batalha e criam a Cruz Vermelha Internacional.

MICHAEL COLLINS ASSASSINADO

    Em 1922, o líder revolucionário Michael Collins, político do Sinn Féin e herói da independência da Irlanda do Reino Unido, é morto em emboscada no condado de Cork, no Oeste da Irlanda

LUTA CONTRA RACISMO NO ESPORTE

    Em 1950, a tenista Althea Gibson é a primeira pessoa de origem africana a ser aceita pela Associação de Tênis na Grama dos Estados Unidos para disputar o Torneio de Forest Hills, que no futuro evolui para Aberto dos EUA.

Althea Gibson vence o Torneio Aberto da França em 1956 e Wimbledon e o Aberto dos EUA em 1957 e 1958, antes de se tornar profissional. Na época, os torneios do Grand Slam só aceitavam amadores.

Nenhum comentário: