sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Hoje na História do Mundo: 19 de Agosto

FRAGATA CONSTITUTION VENCE A MARINHA REAL

    Em 1812, durante a guerra em que o Império Britânico tenta recolonizar os EUA, a fragata Constitution ganha uma batalha naval contra a fragata Guerrière na costa da Nova Escócia, hoje parte do Canadá.

Feito de aço, o Constitution resiste ao bombardeio da Marinha Real. É uma das sete fragatas encomendadas em 1794 para proteger a marinha mercante norte-americana dos piratas do Oceano Atlântico. Com 62 metros e 50 canhões, é lançado em 21 de outubro de 1797.

Quando começa a Guerra de 1812, que vai até 1815, seis navios britânicos cercam o Constitution, que consegue escapar e encontra o Guerrière num confronto mano a mano a uns mil quilômetros de Boston. 

A batalha dura duas horas. O Constitution sai quase ileso, enquanto o navio inimigo perde o mastro e fica fora de combate. A vitória estimula a jovem república a enfrentar o maior império que o mundo já viu.

PRIMEIRA CORRIDA DE INDIANÁPOLIS

    Em 1909, é realizada a primeira corrida de automóveis no Autódromo de Indianápolis, onde é disputada uma das provas mais famosas do mundo, as 500 Milhas de Indianápolis.

O autódromo é construído numa área de 131 hectares situada a 8 km da capital do estado de Indiana para ser uma pista de provas da nascente indústria automobilística. A corrida cria uma competição direta entre diferentes marcos para ver qual é o melhor carro.

A primeira corrida, de apenas 8 km, é vencida pelo engenheiro austríaco Louis Schwitzer a uma velocidade média de 91,8 km/h, diante de 12 mil espectadores.

A pista, de pedregulhos e piche, revela-se um desastre. Rachada em alguns trechos, provoca acidentes que causam a morte de dois pilotos, dois mecânicos e dois espectadores.

Para atrair mais público, em 1911, os organizadores decidiram realizar uma corrida longa, de 500 milhas (800 km). Desde então, as 500 Milhas de Indianápolis são disputadas todos os anos, menos em 1917-18 e 1942-45, quando os EUA estavam nas guerras mundiais.

GOLPE CONTRA MOSSADEGH

    Em 1953, no primeiro golpe articulado pela CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) durante a Guerra Fria, os militares do Irã derrubam o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh, um nacionalista de esquerda que nacionalizara a companhia petrolífera Anglo-Iranian Oil, e restaura o poder do xá Reza Pahlevi.

Mossadegh, nomeado primeiro-ministro em 28 de abril de 1951, ataca as companhias britânicas que exploram o petróleo iraniano. Defende a expropriação e a nacionalização dos campos de petróleo. 

Isso o coloca em choque com a elite. Em 16 de julho de 1952, o xá o demite, mas é forçado a recuar sob pressão popular. Cinco dias depois, Mossadegh reassume a chefia do governo.

O Irã passa a ser um firme aliado dos EUA na Guerra Fria, uma república secularista e ocidentalizada. É o país que mais recebe ajuda militar norte-americana até a Revolução Islâmica, em 1979, causada por um longo descontentamento contra a ditadura do xá, cuja polícia política, a Savak, é acusada por milhares de mortes.

URSS CONDENA PILOTO ESPIÃO DOS EUA 

    Em 1960, a União Soviética condena a 10 anos de prisão o piloto norte-americanos Francis Gary Powers, abatido quando fazia um voo de espionagem num avião U-2.

Powers sai do Paquistão em 1º de maio a bordo de um avião espião sofisticado U-2, fabricado pela Lockheed, uma grande empresa do complexo industrial militar. Pretende sobrevoar a URSS por mais de 3 mil quilômetros até a Noruega. É abatido no meio do caminho, em Sverdlovsk. Consegue saltar de paraquedas, mas é caputado ao chegar ao solo.

O líder soviético, Nikita Kruschev, anuncia em 5 de maio o abate do avião dos EUA. Dois dias depois, revela que o piloto sobreviveu. Em 16 de maio, os líderes dos EUA, da URSS, do Reino Unido e da França fazem uma reunião de cúpula em Paris com foco na redução da tensão entre as duas Alemanhas.

A cúpula fracassa na primeira sessão, quando o presidente Dwight Eisenhower se nega a pedir desculpas pela espionagem de Powers. Kruschev retira o convite para Eisenhower visitar a URSS.

Um ano e meio depois da condenação, Powers é libertado numa troca de prisioneiros de guerra realizada numa ponte sobre o Lago Wannsee, na fronteira entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Os EUA soltam Rudolf Abel, agente do KGB (Comitê de Defesa do Estado), a polícia política soviética, condenado cinco anos antes por espionagem.

BEATLES INICIAM TURNÊ NOS EUA

    Em 1964, seis meses depois de conquistar os Estados Unidos com uma apresentação no programa de televisão Ed Sullivan Show, The Beatles começam a primeira turnê no país por São Francisco da Califórnia.

O empresário Brian Epstein subestima o apelo do grupo. Em vez do estádio Candlestick Park, fez o show no Cow Palace, um ginásio de esportes para 17 mil pessoas. 

Às 21h, os quatro fabulosos garotos de Liverpool entram no palco com Twist and Shout. Depois, tocam You Can’t Do That, All My Loving, She Loves You, Things We Said Today, Roll Over Beethoven, Can’t Buy me Love, If I Fell, I Want to Hold Your Hand, Boys, A Hard Day’s Night, Long Tall Sally.

O público lota o local acanhado. Há tumulto. A polícia intervém. Com a limusine cerca de fãs em histeria, John, Paul, George e Ringo saem escondidos numa ambulância. É o início da Beatlemania.

Nenhum comentário: