terça-feira, 30 de agosto de 2022

Morre o líder comunista que tentou democratizar a URSS

 Um dos maiores estadistas da segunda metade do século 20, Mikhail Gorbachev, o líder do Partido Comunista que tentou reformar a União Soviética e foi o maior responsável pelo fim da Guerra Fria, morreu hoje aos 91 anos com reconhecimento internacional, mas não da Rússia, que voltou ao autoritarismo com a ditadura de Vladimir Putin.

Mikhail Sergueievich Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 nasceu em Privolnoye, na região de Stavropol, no Sudoeste da Rússia. Filho de uma família de agricultores pobres de origem russa e ucraniana, trabalhou numa fazenda coletiva antes de entrar para o partido, no governo de Josef Stalin (1924-53).

Em 1953, quando estudava na Universidade de Moscou, casou com Raíssa Titarenko. Dois anos depois, formou-se em direito. De volta a Stavropol, trabalha na Juventude Comunista.

Quando o novo líder do partido, Nikita Kruschev, denuncia os crimes de Stalin no 20º Congresso do PC, em 1956, Gorbachev apoia a desestalinização. Em 1970, vira primeiro-secretário do Comitê Regional do partido em Stavropol.

Ele volta a Moscou em 1978 como secretário do Comitê Central do PC. Em 1979, entra para o Politburo, o birô político do Comitê Central, o pequeno grupo que governava a URSS.

Com a morte, em 1982, de Leonid Brejnev, que sucedera Kruschev em 1964, a URSS tem dois governos curtos de líderes idosos, Yuri Andropov, considerado protetor de Gorbachev, e Konstantin Chernenko.

Como comissário (ministro) da Agricultura, Gorbachev visitou o Canadá em 1983 e chegou à conclusão de que era preciso reformar a URSS, pressionada pelo governo linha de Ronald Reagan (1981-89), que anunciou a Iniciativa de Defesa Estratégica, o projeto mais conhecido como Guerra nas Estrelas.

Em 11 de março de 1985, Gorbachev é eleito secretário-geral do partido, o mais algo cargo na hierarquia soviética. Em 1986, lança seus programas de reforma política, a glasnost (transparência), e econômica a perestroika (reestruturação). Meu comentário:

Nenhum comentário: