LONDRES - Um oficial isralense, um jornalista e três soldados libaneses morreram hoje numa troca de tiros na fronteira entre Israel e o Líbano.
Foi o pior incidente desde a invasão israelense ao Líbano, de 12 de julho a 14 de agosto de 2006, para atacar a milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus).
A tensão tem aumentado na região. O presidente da Síria, Bachar Assad, advertiu que pode haver guerra no Oriente Médio.
Aliados do Irã, como a Síria, o Hesbolá e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) temem um ataque dos Estados Unidos ou de Israel contra o programa nuclear iraniano. Estão prontos para abrir novas frentes de combate contra Israel.
O comandante militar do Exército de Israel no Norte do país, general Gadi Eizenkot, descreveu o incidente como uma "emboscada premeditada".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo, do Jornal Nacional e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário