domingo, 30 de outubro de 2022

Hoje na História do Mundo: 30 de Outubro

 IMPÉRIO OTOMANO SE RENDE

    Em 1918, o comandante naval do Império Britânico no Mar Egeu negocia uma trégua com o Império Otomano (turco), que assim encerra sua participação na Primeira Guerra Mundial (1914-18).

O Império Otomano, em declínio desde o século 17, fica neutro no início da guerra, em julho e agosto de 1914, mas em outubro faz aliança com a Alemanha e entra na guerra do lado dos Poderes Centrais, que formam com a Itália a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália). A Itália não entra na guerra, alegando que a aliança era defensiva e que os impérios germânicos eram os agressores. 

Os turcos defendem a Península de Gallipoli contra uma maciça invasão dos aliados da Tríplice Entente (França, Reino Unido e Rússia) em 1915 e 1916, mas são derrotados pela Revolta Árabe (1916-18), apoiada pelo Reino Unido, e a Rússia.

A trégua assinada entre o Reino Unido e o Império Otomano irrita o primeiro-ministro da França, Georges Clemenceau. 

Com a dissolução do Império Otomano no pós-guerra, a França e o Reino Unido receberam mandatos da Liga das Nações para administrar o Oriente Médio. A França fica com o que hoje é a Síria e o Líbano. O Império Britânico fica com a Palestina, a Península Arábica e o que hoje é o Iraque. Nasce a República da Turquia. O Irã sempre foi independente.

GUERRA DOS MUNDOS

    Em 1938, um programa de radioteatro feito por Orson Welles com base no livro A Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, uma ficção sobre a invasão da Terra por marcianos, causa pânico, mas não muito, porque a audiência é pequena.

O programa começa às 20h e anuncia que será baseado no livro. É a era de ouro do rádio e domingo à noite é o horário nobre do rádio nos Estados Unidos. Milhões de pessoas estão na audiência, mas a maioria ouve um programa humorístico na NBC e só muda para o programa de Orson Welles às 20h12. Não houve a explicação inicial e sintoniza quando a invasão marciana está em andamento.

A transmissão simula um programa comum interrompido por boletins de notícias de última hora: um observatório astronômico registra explosões em marte, um grande meteoro cai numa fazenda em Nova Jérsei, marcianos começam a desembarcar de um grande cilindro metálico no local da queda.

Com arma de raios quentes, os invasores aniquilam uma força de 7 mil homens da guarda nacional. Sob um bombardeio de artilharia, espalham nuvens de veneno. Outros cilindros descem em Chicago e São Luís. Atores fazem papel de repórteres e terráqueos aterrorizados, em meio a uma trilha sonora assustadora.

Depois de investigar o caso, a Comissão Federal de Comunicações conclui que nenhuma lei foi violada. As emissores prometem ser mais cuidadosas com seus programas.

Orson Welles ganha um contrato em Hollywood e dirige o Cidadão Kane, considerado um dos melhores filmes da história do cinema.

LUTA DO SÉCULO

    Em 1974aos 32 anos, Muhammad Ali vence George Foreman, de 25 anos, em Kinshasa, no Zaire, e se torna campeão mundial de boxe peso-pesado pela segunda vez. É o segundo campeão da categoria a conseguir isso.

Ali nasce em 17 de janeiro de 1942. É batizado como Cassius Marcellus Clay, nome que repudia porque os negros norte-americanos eram batizados com o sobrenome do senhor de escravos. Um mês depois de vencer Sonny Liston, em 25 de fevereiro de 1964, e se tornar campeão mundial, anuncia sua conversão ao islamismo e a mudança de nome para Muhammad Ali.

Ele perde o título em 1967 por recusar o recrutamento para a Guerra do Vietnã. Na volta, sofre sua primeira derrota profissional para o campeão mundial Joe Frazier em decisão unânime por pontos, em 8 de março de 1971, na primeira luta do século. A vitória na segunda luta contra Frazier o qualifica para disputar o título com Foreman.

Choque (ou Estrondo) na Selva é o nome dado pelo promotor da luta Don King. O ditador do Zaire (hoje República Democrática do Congo), Joseph Mobutu, pagou US$ 5 milhões a cada lutador na esperança de atrair a atenção mundial para as belezas e as riquezas minerais do país que empobreceu, acumulando uma fortuna estima em 4 a 15 bilhões de dólares.

A luta começa às 4h30 para se adaptar ao horário dos Estados Unidos. Mais jovem e mais forte, Foreman parte para o ataque com seus golpes demolidores, mas cansa e perde potência a partir do quinto assalto. No oitavo, vai à lona. O juiz termina a contagem quando faltavam dois segundos para terminar o assalto.

Ali perde o título para Leon Spinks por pontos, em decisão que divide os jurados, em 15 de fevereiro de 1978, mas vence o rival em 15 de setembro de 1978, tornando-se o único boxeador a ser campeão três vezes.

Muhammad Ali se aposenta em 1981, depois de levar 200 mil socos durante a carreira. As pancadas na cabeça causaram a doença de Parkinson.

QUEBEC CANADENSE

    Em 1995, por 50,6% a 49,4%, o movimento Quebec Livre perde um plebiscito para se tornar independente do Canadá.


 
Os franceses são os primeiros a colonizar o que hoje é o Canadá, mas perdem suas possessões no Norte da América do Norte e da Índia para o Império Britânico na Guerra dos Sete Anos (1756-63). Em 1867, o Quebec se une às províncias anglófonas para formar o Canadá.

O movimento pela independência ganha força em 1967, com a fundação do Partido Quebequense. Em 1980, um plebiscito sobre a separação perde por 60% a 40%. O plebiscito de 1995 é até hoje a maior à ameaça à unidade do Canadá.

Nenhum comentário: