terça-feira, 18 de outubro de 2022

Hoje na História do Mundo: 18 de Outubro

REIS CATÓLICOS

    Em 1469, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os Reis Católicos, se casam em Valladolid durante a Reconquista da Península Ibérica depois da invasão muçulmana de 711, que termina com a conquista de Granada, em 1492, mesmo ano do Descobrimento da América, e unem os reinos de Leão, Castela, Navarra e Aragão para formar a Espanha e transformar o país numa potência mundial.

Na Reconquista, Fernando e Isabel anexam várias regiões. Em 1478, começa a Inquisição, o Santo Ofício, uma maneira brutal de unificar e homogeneizar o país. 

Fernando II ascende ao trono em 1479 e promove a união com Castela, onde sua mulher reinava como Isabel I. 

Em 1492, o ano do fim da Reconquista e do Descobrimento da América por Cristóvão Colombo a serviço da coroa espanhola, os judeus são obrigados a se converter ao cristianismo ou deixar a Espanha. 

Quatro anos depois, o mesmo acontece com os muçulmanos. O Império Andaluz, muçulmano, tolerava outras religiões.

PALÁCIO DE VERÃO DESTRUÍDO

    Em 1860, durante a Segunda Guerra do Ópio (1856-60), soldados britânicos que ocupam Beijim destroem o Palácio de Verão, construído no século 18 pela Dinastia Qing ou Ching, a dinastia manchu que governa a China de 1644 a 1912.

Pouco depois, a China se rende à força expedicionária franco-britânica, uma humilhação internacional que o regime comunista que toma o poder em 1949 promete nunca mais deixar que se repita.

Nos anos 1870, a imperatriz regente Cixi reconstrói o palácio e seus magnífico jardim, batizando de Jardim da Boa Saúde da Harmonia.

Durante a Guerra dos Boxers, uma revolta contra o imperialismo, em 1900, soldados ocidentais incendeiam o Palácio de Verão. Ele só é reconstruído nos anos 1950, depois da tomada do poder pelos comunistas e da fundação da República Popular da China.

EUA TOMAM POSSE DO ALASCA

    Em 1867, os Estados Unidos tomam posse do Alasca depois de comprar o território da Rússia, num total de 1,519 milhão de quilômetros quadrados, por US$ 7,2 milhões, menos de cinco centavos por hectare, o que seria pago com sobras pela descoberta de ouro no fim do século 19.

Duas vezes maior do que o Texas, o Alasca é um projeto de William Seward, secretário de Estado expansionista do governo Andrew Johnson (1865-69). A Rússia considera difícil de defender. Teme que seja tomado pelo Império Britânico.

As negociações com o embaixador russo Eduard de Stockel começam em março de 1867, sem apoio popular. A opinião pública norte-americana critica a ideia. Considera o Alasca um território frio e barrento, sem valor, uma "loucura do Seward" ou "o jardim de ursos polares de Johnson".

Os norte-americanos só concordam quando começa a Corrida do Ouro do Klondike, no Noroeste do Canadá, em 1896, e da descoberta de ouro no Oeste do Alasca, em 1899. O Alasca vira o 49º estado da União em 3 de janeiro de 1959.

EUA OCUPAM PORTO RICO

    Em 1898, um ano depois que a Espanha dá autonomia a Porto Rico, tropas dos Estados Unidos assumem o controle e hasteiam a bandeira norte-americana no território de 1 milhão de habitantes, que hoje é um "Estado livre associado" aos EUA.

Perto do fim da Guerra Hispano-Americana, em julho de 1898, fuzileiros navais norte-americanos invadem Porto Rico. A ilha de 173 quilômetros de extensão por 64 de largura nas dimensões máximas era a segunda maior possessão espanhola no Mar do Caribe, depois de Cuba.

A guerra é um marco do início do imperialismo dos EUA, que também colonizam as Filipinas, até então uma colônia espanhola no Sudeste Asiático. Cuba e Porto Rico viram satélites dos EUA. Em 1959, a vitória da revolução liderada por Fidel Castro derruba Fulgencio Batista, o último ditador apoiado por Washington.

MORTE DE EDISON

    Em 1931, Thomas Alva Edison, um dos maiores inventores de todos os tempos, com mais de mil patentes registrados, morre aos 84 anos em West Orange, no estado de Nova Jérsei.

Edison nasce em Milan, no estado de Ohio, em 1847, e recebe pouca educação formal, como acontecia com a maioria dos norte-americanos na época. Com problemas de audição desde a infância, ele começa a trabalhar como operador de telégrafo aos 16 anos e logo usa sua engenhosidade para aperfeiçar o sistema.

A partir de 1869, Edison torna-se inventor em tempo integral. Em 1876, ele se muda para um laboratório em Menlo Park, em Nova Jérsei, onde inventa o fonógrafo no ano seguinte tentando criar uma máquina para gravar conversas telefônicas.  Passa a ser conhecido como o Gênio de Menlo Park.

É o primeiro grande sucesso. Edison e sua equipe inventam a lâmpada de filamento incandescente em 1879, precursores da câmera e do projetor de cinema nos anos 1880.

Sua maior contribuição foi o campo da eletricidade. Edison desenvolve um sistema de distribuição de luz e energia, criou em Nova York a primeira usina de energia elétrica, inventou a bateria alcalina e o trem movido a energia elétrica. Ao todo, registrou 1.093 patentes.

JOHN E YOKO PRESOS

    Em 1968, o beatle John Lennon e Yoko Ono são presos por posse de drogas em sua casa na Praça Montagu, em Londres, num momento tempestuoso da vida do casal. 

Os dois ainda são casados com outras pessoas e, dias antes, sai a notícia de que ela está grávida.

Enquanto Lennon tenta jogar as drogas fora, o sargento e detetive Norman Pilcher le o mandado de busca através de uma janela do banheiro e arromba a porta a frente.

Cães farejadores encontram 200 gramas de haxixe, uma máquina de enrolar baseados com traços da maconha e meia grama de morfina. O casal nega que as drogas sejam dele.

Quando o processo está perto do julgamento, com medo que Yoko seja deportada, John assume a responsabilidade. Paga multa de 150 libras e recebe uma advertência: em caso de reincidência, pegaria um ano de cadeia. 

Nenhum comentário: