quarta-feira, 19 de maio de 2021

Hoje na História do Mundo: 19 de maio

 Em 1536, Ana Bolena, segunda mulher de Henrique VIII, da Inglaterra, que teve seis esposas, foi decapitada na Torre de Londres, sob as acusações de adultério, incesto, traição e bruxaria. Caiu em desgraça ao não dar o filho homem que o rei tanto queria. Sua filha, Elizabeth I, foi a rainha mais poderosa da Inglaterra. Em seu reinado, o país começou a construir o Império Britânico, o maior que o mundo já viu.

 Em 1588, a Armada Invencível da Espanha zarpou para tentar assumir o controle do Canal da Mancha e invadir a Inglaterra. Foi derrotada pelo famoso corsário (pirata real) Francis Drake e destruída por tempestades ao dar a volta pelo Norte das Ilhas Britânicas.

 Em 1897, o escritor, poeta e dramaturgo irlandês Oscar Wilde saiu da cadeia depois de dois anos na prisão. Era gay processou o pai de seu amante Alfred Douglas por difamação depois de ser acusado de "sodomia", mas foi condenado por "indecência grosseira" por relações com homens jovens. A homossexualidade era crime no Reino Unido até 1967.

 Em 1916, a França e o Reino Unido fecharam secretamente o Acordo Sykes-Picot para dividir entre seus impérios o futuro controle sobre o Oriente Médio, na expectativa de derrota do Império Otomano (turco) na Primeira Guerra Mundial (1914-18). O acordo cria o moderno Oriente Médio.

 Em 1935, morre Thomas Edward Lawrence, o Lawrence da Arábia, ex-oficial da Força Aérea Real e herói de guerra que virou uma lenda ao unir as tribos árabes para lutar ao lado do Império Britânico contra o Império Otomano na Primeira Guerra Mundial.

 Em 1943, o presidente americano, Franklin Roosevelt, e o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, se encontram para planejar a Invasão da Normandia pelos aliados na Segunda Guerra Mundial. A maior operação de assalto anfíbio da história foi realizada em 6 de junho de 1944, o Dia D.

 Em 1967, a União Soviética ratifica o tratado que proíbe armas nucleares no espaço. Na época, só cinco países tinham a bomba atômica: Estados Unidos, URSS, Reino Unido, França e China, as grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas. No ano seguinte, o Tratado de Não Proliferação Nuclear lhes daria o direito exclusivo de possuir armas atômicas. As outras potências nucleares (Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte) rejeitaram esta discriminação.

 Em 2016, o voo 804 da companhia aérea Egypt Air desaparece no Mar Mediterrâneo, quando fazia a rota Paris-Cairo, matando as 66 pessoas a bordo. As causas da tragédia nunca foram esclarecidas. As autoridades do Egito concluíram que "o terrorismo foi mais provável do que uma falha mecânica". Em julho de 2013, o general Abdel Fattah al-Sissi, atual ditador do Egito, havia derrubado o governo da Irmandade Muçulmana, provocando uma forte reação de grupos extremistas islâmicos. A França também era e é alvo de jihadistas, como ficara evidente nos atentados terroristas de janeiro e novembro de 2015.

Nenhum comentário: