quinta-feira, 13 de agosto de 2020

OMS não vê risco de contaminação em alimentos

A China afirma ter encontrado o coronavírus de 2019 na cidade de Xenzen em frango importado do Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que não há provas de transmissão da covid-19 através de alimentos. 

O lote de asas de frango saiu do Frigorífico Aurora, em Santa Catarina. A empresa disse que o produto leva 45 dias para chegar à China. 

Como o vírus não se instala na carne, a contaminação teria de ter sido na embalagem. Para se reproduzir, o vírus precisa parasitar uma célula viva, o que não acontece em alimentos. Nas carnes, o cozimento destrói o vírus. 

A contaminação através de alimentos não foi totalmente descartada, mas é altamente improvável. O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, observou que nenhum indício deve ser descartado sem uma investigação, mas não vê risco nos alimentos.

Uma pesquisa da Coppe, a Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisas em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Instituto Vital Brasil e da Fundação Oswaldo Cruz descobriu que a resposta imunológica de cavalos produz uma quantidade muito maior de anticorpos contra o novo coronavírus. 

Isto abre a possibilidade de um tratamento sorológico com plasma do sangue de cavalos, mas os epidemiologistas avisam que serão necessários pelo menos dois meses para desenvolver este tratamento.

O Brasil registrou mais 1.301 mortes e 59.147 casos novos, passou de 105, 5 mil óbitos, 3,230 milhões de casos registrados e 2 milhões 357 mil pacientes curados. São Paulo teve o pior dia, com 455 mortes.

Um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana considera a covid-19 tão letal ou mais do que a Gripe Espanhola. “Queremos que as pessoas saibam que este vírus tem o potencial de 1918”, declarou o chefe da pesquisa, doutor Jeremy Faust, professor da Universidade de Harvard..

Na sua primeira aparição conjunta desde que o ex-vice-presidente Joe Biden indicou a senadora Kamala Harris como candidata a vice, a chapa presidencial do Partido Democrata à Presidência dos EUA atacou o fracasso do presidente Donald Trump no combate à pandemia.

Cerca de 41% das pequenas empresas de negros fecharam até maio nos EUA.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento aprovou empréstimo de US$ 1 bilhão, cerca de R$ 5,367 bilhões, ao Brasil para financiar o programa Bolsa-Família e a ajuda de emergência. Meu comentário:

Nenhum comentário: