O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) se reuniu pela quarta vez desde o início da crise e concluiu no sábado que a pandemia do coronavírus de 2019 será "certamente muito longa", noticiou o jornal inglês The Independent. Suas consequências devem durar décadas.
"A OMS continua a estimar que o risco criado pela covid-19 é muito elevado", advertiu a agência das Nações Unidas num comunicado. O total de casos confirmados no está perto de 18 milhões e as mortes são mais de 685 mil.
A Índia, terceiro país em número de casos, com 1,752 milhão e 37.493 mortes, registrou no sábado mais de 50 mil novos. Com uma população de 1,38 bilhão de habitantes, a expectativa é que supere os EUA e o Brasil.
Quinto país mais afetado no mundo e o pior na África, a África do Sul ultrapassou no sábado os 500 mil casos confirmados e 8 mil óbitos. Por causa da subnotificação, o número de mortos, que aumentou 60% nas últimas semanas, deve ser muito maior.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário