sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Pandemia desacelera nos EUA e Brasil mas contágio volta a crescer na Europa

Por cinco dias seguidos, os Estados Unidos registraram menos de 45 mil casos novos da doença do coronavírus de 2019; hoje voltou a 45 mil, mas está abaixo dos 50 a 60 mil do início do mês.

No Brasil, a média diária de mortes nos últimos sete dias está em menos de mil há vários dias e a média dos casos novos também baixou. São Paulo tirou a bandeira vermelha de todas as regiões do estado.

Para o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde, Michael Ryan, a situação no Brasil está se estabilizando com tendência de queda. “Há uma tendência clara de queda em várias regiões do país”, comentou Ryan, ressalvando que há muito trabalho a fazer. Quando era ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta previu que as curvas de mortes e de contaminação começassem a cair em agosto ou setembro.

Mas não é o momento de baixar a guarda. O total de casos confirmados no mundo está em 23 milhões, com quase 800 mil mortes e mais de 15,6 milhões de pacientes recuperados. O número de mortes e o contágio na América ainda são muito altos. Até 12 de setembro, o total de óbitos nos EUA deve chegar a 195 mil.

Os Estados Unidos têm o maior número de casos (5,6 milhões) e de mortes (175 mil), seguido pelo Brasil, com mais de 3,5 milhões de casos confirmados e cerca de 113,5 mil óbitos. No Rio de Janeiro, a média diária de casos novos subiu 50% em duas semanas e a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva passou de 58% para 68%. Meu comentário:

Nenhum comentário: