Com mais 593 mortes e 22.213 casos novos registrados desde as 20h de sábado, o Brasil totaliza 101.136 óbitos e 3.035.582 casos confirmados da pandemia do coronavírus de 2019, de acordo com dados das secretarias estaduais da Saúde compilados por um consórcio de empresas jornalísticas.
Em mais um domingo de sol e calor, os cariocas desrespeitaram as regras de distanciamento social e se aglomeraram nas praias do Rio de Janeiro. As maiores concentrações foram nas praias do Leme e do Arpoador.
Houve prática de esportes coletivos como vôlei e futevôlei, venda de bebidas alcóolicas, camarão, milho e queijo de coalho. Só podem ser vendidos produtos industrializados. O banho de mar e os esportes individuais na areia são permitidos, mas não o banho de sol. Os quiosques também não respeitaram o distanciamento físico, colocando mesas muito perto umas das outras.
À noite, também há aglomerações em bairros como Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, Tijuca e Barra d Tijuca, com churrasquinho, bebida no isopor, samba ou funk. Como não há shows, boates e outros eventos culturais, a festa é na rua mesmo. Nem parece que a covid-19 matou mais de 8,5 mil pessoas na cidade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário