terça-feira, 27 de julho de 2021

Hoje na História do Mundo: 27 de Julho

   Em 1794, Maximiliano Robespierre, líder do Comitê de Salvação Pública durante o Período do Terror (1793-94) da Revolução Francesa de 1789, em que mais de 17 mil "inimigos da revolução" foram mortos, é preso pela Convenção Nacional. No dia seguinte, ele e 21 seguidores são guilhotinados.

   Em 1942, o ditador Josef Stalin decreta a Ordem nº 227, conhecida como Nenhum Passo Atrás, proibindo os soldados da União Soviética de recuar na Segunda Guerra Mundial (1939-45) sob pena de serem condenados à morte por traição.

Cada frente de combate deveria ter um a três batalhões penais para julgar soldados por "problemas disciplinares": "Covardes e geradores de pânico devem ser liquidados no ato. Nenhum passo para trás sem autorização dos altos comandos. Comandantes que abandonam suas posições sem ordens são traidores da pátria."

   Em 1949, o primeiro avião a jato comercial, o britânico De Havilland Comet, faz seu primeiro voo de teste na Inglaterra. Os jatos revolucionam a aviação comercial, reduzem à metade os tempos de viagem e permitem voos mais altos.

Quando vê, em 1908, uma apresentação do avião de Wilbur Wright, um dos irmãos que fizeram o primeiro voo, em 1903, Sir Geoffrey de Havilland decide fazer sua própria aeronave. Constrói e pilota seu avião em1910. Dez anos depois, cria uma empresa.

O primeiro avião a jato é lançado na Alemanha em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Alemanha torna-se o primeiro país a usar caças a jato.

   Em 1953, um armistício termina a Guerra da Coreia, restaurando a situação anterior ao início da guerra. O conflito foi resultado da ocupação e divisão da Península Coreana entre Estados Unidos e União Soviética no fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45).

O Japão ocupa a Coreia desde 1910. Em 9 de agosto de 1945, dia da bomba atômica em Nagasaki, o ditador soviético Josef Stalin declara guerra ao Japão e ocupa o Norte da Península Coreana. Os EUA tomam o Sul.

A República Popular Democrática da Coreia (Norte), comunista, e a República da Coreia (Sul), capitalista, nascem em 1948. Ambas reivindicam a soberania sobre toda a Península Coreana.

A Guerra da Coreia começa em 25 de junho de 1950 quando o Norte invade o Sul. Os EUA reagem em defesa de sua aliada, a Coreia do Sul. Como a Rússia está boicotando as Nações Unidas por causa da não admissão da República Popular da China (comunista), os EUA obtém um mandato do Conselho de Segurança da ONU válido até hoje para reunificar a Península Coreana.

Quando os EUA e aliados estão vencendo, a China entra na guerra ao lado da Coreia do Norte, em outubro de 1950, a consegue empurrar as forças internacionais para o sul do paralelo 38º Norte, restaurando a situação pré-guerra. Depois de anos de impasse, é acertado um cessar-fogo.

Até hoje, não houve um tratado de paz definitivo e, desde 2006, a Coreia do Norte tem armas nucleares. O presidente Donald Trump (2017-21) se encontrou três vezes com o ditador Kim Jong Un, neto do fundador do país, o Grande Líder Kim Il Sung, mas as negociações para desnuclearizar a Península Coreana não avançaram.

Em troca do fim do programa nuclear norte-coreano, a Coreia do Norte e sua aliada China devem exigir a retirada das forças que os EUA mantêm até hoje na Coreia do Sul, hoje com cerca de 28,5 mil soldados.

   Em 1974, a Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos recomenda a abertura de impeachment contra o presidente Richard Nixon por causa do Escândalo de Watergate, a invasão da sede do Partido Democrata em Washington durante a campanha eleitoral de 1972. Sem apoio dentro do Partido Republicano, Nixon renuncia em 9 de agosto.

Cinco homens são presos pela polícia em 17 de junho de 1972 por invadir a sede do diretório nacional do Partido Democrata, no Edifício Watergate, em Washington, onde copiam documentos e tentam instalar equipamentos de escuta. 

Ao cobrir o julgamento, o repórter Carl Bernstein, do jornal The Washington nota a presença de advogados caríssimos na defesa. Ele e o colega Bob Woodward decidem investigar o caso e revelam o maior escândalo político da história dos EUA com a ajuda de uma fonte secreta chamada na época de Garganta Profunda. Era Mark Felt, subdiretor do FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal americana, que se identifica em 2005 para lançar um livro antes de morrer.

Os cinco pertencem à turma de encanadores da Casa Branca. A alta cúpula do governo dos EUA está envolvida, o chefe da Casa Civil, o ministro da Justiça, vários assessores presidenciais e até o presidente. O procurador especial Archibald Cox é nomeado para investigar o escândalo.

Sua demissão, no Massacre de Sábado à Noite, 20 de outubro de 1973, é um marco na derrocada de Nixon. Um inquérito do Senado revela a existência de fitas gravadas com todas as conversas do presidente.

Por unanimidade, em 25 de julho de 1974, a Suprema Corte obriga o presidente a entregar todas as gravações. As fitas revelam que Nixon sabia de tudo desde o início e tentou encobrir o caso. 

Dois dias depois dias, a Comissão de Justiça da Câmara decide pela abertura de um julgamento político do presidente num processo de impeachment por obstrução de Justiça. Em 7 de agosto, os senadores Barry Goldwater e Hugh Scott vão à Casa Branca avisar ao presidente que a bancada republicana no Senado não vai mais apoiá-lo.

Nixon renuncia de 8 de agosto de 1974. Todos os altos assessores do presidente envolvidos vão para a cadeia. Em 8 de setembro, o presidente Gerald Ford, que o sucedeu, dá a Nixon um indulto presidencial total e incondicional livrando-o de processo por quaisquer crimes que "tenha ou possa ter cometido ou tomado parte" como presidente. 

Nenhum comentário: