sábado, 17 de julho de 2021

Hoje na História do Mundo: 17 de Julho

    Em 1955, Walt Disney inaugura seu primeiro parque temático, a Disneylândia, erguida numa área de 64 hectares em Anaheim, na Grande Los Angeles, na Califórnia, por US$ 17 milhões

Disney nasce em Chicago em 1901 e funda seu primeiro estúdio em 1928, quando lança o primeiro desenho animado sonora com o personagem-símbolo da Disneylândia, o camundongo Mickey. É um sucesso que continua até hoje com os outros filmes de animação de Disney.

    Em 1975, em plena Guerra Fria, as superpotências se encontram no espaço pela primeira vez, quando a nave espacial americana Apolo 18 se acopla à espaçonave soviética Soyuz 19. O secretário-geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim, elogia os Estados Unidos e a União Soviética pelo espírito de paz e cooperação. 

É o período da détente, de um degelo na Guerra Fria que terminaria com a invasão soviética ao Afeganistão em 26 de dezembro de 1979. Durante 44 horas, astronautas e cosmonautas fazem experiências e compartilham refeições.

Três anos depois da sexta viagem de americanos à Lua, é a última missão do Projeto Apolo. O acoplamento foi um teste para possíveis mísseis de resgate no espaço. Hoje, começa a era do turismo espacial.

   Em 2014, rebeldes ucranianos apoiados pela Rússia derrubaram um avião de passageiros Boeing 777 da companhia aérea Air Malaysia na rota Amsterdã-Kuala Lumpur no espaço aéreo da Ucrânia, matando todas as 298 pessoas a bordo

Várias companhias europeias alteram a rota dos seus voos por causa da guerra civil na Ucrânia, mas não a Air Malaysia. Os serviços secretos ocidentais gravaram uma comunicação de um oficial russo que mandou os rebeldes examinarem os destroços do avião e ficou indignado ao saber que havia aviões civis cruzando uma zona de guerra.

A Rússia alegou que o avião teria sido abatido pelos rebeldes, mas os rebeldes naturalmente não tinham força aérea e não derrubariam um avião russo, o que daria pretexto para uma intervenção militar. 

Foi o segundo avião da Air Malaysia a desaparecer em 2014. Em 8 de março, outro Boeing 777 desapareceu no Oceano Índico depois de ser desviado da rota Kuala Lumpur-Beijim, provavelmente pelo piloto, num mistério não esclarecido até hoje.

       Em 2014, um policial de Nova York asfixia e mata com um golpe chamado de gravata o vendedor ambulante negro Eric Garner, suspeito de vender cigarros contrabandeados, que reclama várias vezes dizendo: "Eu não consigo respirar."

Garner, de 43 anos, pai de seis filhos, é conhecido como o "pacificador da vizinhança" na ilha de Staten e também por vender cigarros ilegalmente no terminal de ferryboats.

Os agentes Daniel Panteleo e Justin D'Amico atendem a um chamado por causa de uma suposta briga iniciada por Garner, discutem com o ambulante e Pantaleo aplica o golpe, proibido pelo Departamento de Polícia de Nova York.

Quando as imagens foram divulgadas e viralizaram nas redes sociais, houve uma onda de protestos. A decisão de um júri popular de não denunciar o policial assassino, em 3 de dezembro, causou uma revolta ainda maior.

"Eu não consigo respirar" vira slogan para o movimento contra o racismo e a violência policial Vidas Negras Importam. A frase é repetida várias vezes por George Floyd, morto em 25 de maio de 2020 pelo policial Derek Chauvin, que o asfixiou com um joelho no pescoço durante 9min25seg.

O homicídio brutal deflagra uma onda de protestos em dezenas de países. Chauvin é condenado a 22 anos e meio. Os três policiais que o acompanhavam e nada fizeram para salvar Floyd ainda estão em julgamento.

    Em 2020, morre o deputado e líder dos direitos civis John Lewis, um dos organizadores da Marcha sobre Washington por Empregos e pela Liberdade, liderada pelo reverendo Martin Luther King Jr., em 1963.

Sob a inspiração de Luther King, Lewis lidera o movimento contra a segregação racial em Nashville, no Tennessee. Durante uma marcha de Selma a Montgomery, no Alabama, a violenta repressão policial no Domingo Sangrento, 7 de março de 1965, fratura o crânio do jovem líder negro.

Lewis não se intimida. A marcha é concluída dias depois. Em agosto de 1965, o Congresso a Lei do Direito de Voto, garantindo o direito de voto para os afroamericanos, parcialmente revogado recentemente pela Suprema Corte.

Com a derrota de Donald Trump na eleição de 2020, os estados de maioria republicana estão aprovando uma série de reformas para dificultar o voto das minorias, reduzindo horários e o número de locais de votação para garantir a supremacia branca.

Nenhum comentário: