Em 1816, o Congresso Geral Constituinte, reunido em San Miguel de Tucumán, declara a independência da Argentina. A declaração não define um sistema de governo, se seria uma monarquia ou república.
A América Latina se torna independente em consequência da invasão de Napoleão Bonaparte à Península Ibérica, sob a inspiração da independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa, mas o Congresso de Viena (1815) restaura as monarquias europeias depois do fim das guerras napoleônicas. Então, havia a dúvida.
As vitórias da resistência crioula às invasões britânicas de 1806 e 1807 acendeu a chama da independência. As invasões napoleônicas acabaram com o poder imperial da Espanha e seu representante, o vice-rei em Buenos Aires.
Em 13 de maio de 1810, chega a Buenos Aires a notícia de que Sevilha caíra em poder de Napoleão. Era o último bastião da monarquia espanhola. O movimento pela independência convoca o Cabildo Aberto, destitui o vice-rei em 22 de maio e cria uma junta de governo sob a presidência de Cornelio Saavedra.
Quando o Congresso se reúne em Tucumán, as Províncias Unidas do Prata estão divididas por causa da posição hegemônica assumida por Buenos Aires desde a Revolução de Maio, com resistência de outras províncias, especialmente de José Artigas, o grande herói do Uruguai, que queria criar uma federação platina.
Além do risco de guerra civil, há a ameaça de uma invasão da Espanha, que recupera a soberania com o fim da invasão napoleônica. É preciso organizar o país e o apresentar ao mundo como uma sociedade civilizada. Declarar a independência e redigir uma Constituição eram fundamentais.
Em 1877, começa em Londres o primeiro Campeonato de Wimbledon, o mais tradicional torneio de tênis do mundo. A primeira edição teve 21 tenistas amadores que disputaram o título de campeão masculino de simples, a única categoria em disputa.
Na final, Spencer Gore vence William Marshall por 3-0 (6-1, 6-2, 6-4) com um jogo forte na rede. No ano seguinte, perde para Frank Hadow, especialista numa nova técnica: o lobe.
O tênis tem origem num jogo francês do século 13, jeu de paume, o jogo da palma, que evoluiu para um esporte de bolinha e raquete disputado em quadra fechada, o tênis real. Por fim, se transformou no tênis na grama.
O All England Croquet and Lawn Tennis Club, fundado em 1868, organiza o torneio desde 1877. A grama sagrada de Wimbledon é sede do único torneio importante disputado hoje na grama.
Em 2002, nasce a União Africana (UA), sucessora da Organização de Unidade Africana (OUA). Seu objetivo é promover a cooperação, a integração e o desenvolvimento econômico dos 55 países do continente.
A OUA foi fundada em 25 de maio de 1963, em Adis Abeba, na Etiópia, pelo imperador Hailé Salassié. Na época, os 32 países fundadores decidiram não discutir as fronteiras traçadas pelo imperalismo por duas razões. Seria motivo para guerras sem fim e o objetivo maior era integrar o continente.
Em quase 40 anos, a OUA não conseguiu cumprir seus objetivos, como evitar guerra porque operava por consenso, o que gerou uma paralisia.
O modelo da UA é a União Europeia, para criar "uma África integrada, próspera e pacífica". Em 2018, 45 dos 55 países-membros assinaram o Acordo de Livre Comércio Continental Africano. A área de livre comércio começou a funcionar em 1º de janeiro de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário