sábado, 10 de julho de 2021

Hoje na História do Mundo: 10 de julho

    Em 1925, começa em Dayton, no estado do Tennessee, o Julgamento do Macaco, em que John Thomas Scopes, um jovem professor de ciências do ensino médio foi denunciado por ensinar a Teoria da Evolução das Espécies, do naturalista inglês Charles Darwin.

Uma lei estadual do Tennessee aprovada em março daquele ano considerava contravenção penal punível com multa "ensinar qualquer teoria que negue a história da criação divina do homem como ensinada pela Bíblia e que ensine, em vez disso, que o homem descende de animais inferiores."

A União Americana das Liberdades Civis (ACLU) oferece ajuda à defesa e o fundamentalista cristão William Jennings Bryan, três vezes candidato a presidente, à acusação. Depois de oito minutos de deliberações, o júri condena Scopes a pagar de US$ 100

Em 1927, o Tribunal de Justiça do Estado do Tennessee anula a decisão. A questão constitucional só é resolvida em 1968, quando a Suprema Corte derruba uma lei similar do Arkansas por violar a Emenda nº 1, que garante plena liberdade de expressão.

    Em 1940, começa a Batalha da Inglaterra, um combate aérea que a Força Aérea Real britânica venceu contra a Luftwaffe, a Força Aérea da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, impedindo que os nazistas invadissem o Reino Unido.

"Nunca tantos deverão tanto a tão poucos", comenta o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, num elogios aos 1,5 mil pilotos da RAF que impedem Hitler de tomar o Reino Unido.

    Em 1943, os aliados invadem a Europa continental pela Sicília, na Itália

O marechal britânico Bernard Montgomery, que havia derrotado em 1942 o Afrika Corps do marechal alemão Erwin von Rommel na Batalha de El-Alamein, no Egito, desembarcou no Sudeste da ilha e o 7º Exército dos EUA, sob o comando do general George Patton, entrou pelo Sul. Em três dias, 150 mil soldados aliados estavam na Itália. Em 22 de julho, Patton tomou Palermo, a capita da Sicília.

A invasão aliada provoca a queda do ditador fascista Benito Mussolini, o Duce. O novo governo, do marechal Pietro Badoglio, negocia secretamente com os aliados, apesar da grande presença de tropas alemãs na Itália.

O governo Badoglio declara guerra à Alemanha em outubro de 1943. Roma cai em junho de 1944, quando os EUA e o Reino Unido concentram suas forças na invasão da Normandia, no Noroeste da França. A Força Expedicionária Brasil (FEB) entra na campanha da Itália em 2 de julho de 1944.

Uma nova ofensiva aliada é lançada no fim da guerra, em abril de 1945. Em 28 de abril, Mussolini é capturado pela resistência e morto. Adolf Hitler comete suicídio dois dias depois. Em 8 de maio, a Alemanha nazista se rende. É o fim da guerra na Europa.

    Em 1985, um atentado terrorista cometido pela França afunda o navio Rainbow Warrior, do grupo ecológico Greenpeace, no porto de Auckland, na Nova Zelândia

O navio participava de protestos contra os testes nucleares franceses no Atol de Muroroa no Oceano Pacífico. Um fotógrafo português que tentou salvar seu trabalho morreu.

O ataque provocou grande repúdio internacional e levou ao fim dos testes nucleares da França, a única potência nuclear declarada que ainda fazia explosões nucleares acidentais. 

Em maio de 1998, a Índia e o Paquistão assumiram a condição de potências nucleares. A Coreia do Norte fez a primeira explosão acidental em 9 de outubro de 2006.

Nenhum comentário: