Centenas de pessoas saíram às ruas de Porto Príncipe hoje para protestar contra a prorrogação por três meses do mandato do presidente René Préval, que terminava nesta segunda-feira. A polícia deu tiros de advertência e usou bombas de gás lacrimogênio para dispersar a manifestação.
Como o segundo turno da eleição presidencial foi adiado por causa de uma fraude para favorecer o candidato governista, não havia presidente eleito para suceder Préval.
Seu governo foi marcado pelo violento terremoto que matou pelo menos 200 mil pessoas em 12 de janeiro de 2010, por denúncias de fraude eleitoral e de corrupção generalizada.
Um ano depois da tragédia, o palácio presidencial e o país continuam em ruínas. O Haiti ainda foi atingido por uma epidemia de cólera que matou mais de 1,5 mil pessoas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário