segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 28 de Novembro

MAGALHÃES CHEGA AO PACÍFICO

    Em 1520, a serviço da coroa da Espanha, o navegador português Fernão de Magalhães conclui a travessia do estreito batizado com seu nome e atinge o Oceano Pacífico com três navios, na primeira viagem de circunavegação da Terra.

Fernão de Magalhães zarpa de Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, em 20 de setembro de 1519 com cinco navios e 270 homens para procurar uma rota pelo oeste para chegar as Ilhas das Especiariais (Indonésia).

A expedição entra no Rio da Prata. Sem sucesso, vai segue para o sul. Em março de 1520, a expedição para em Porto de São Julião, na Patagônia, onde Magalhães enfrenta uma revolta dos capitães espanhóis. Controla o motim executando um capitão rebelde e deixando outro em terra.

Em 21 de outubro de 1520, a frota finalmente descobre o Estreito de Magalhães, que separa a Terra do Fogo do continente. Só três navios entram na passagem: um afunda antes e outro deserta. Eles levam 38 dias para atravessar o estreito.

Ao ver o oceano do outro lado, Magalhães chora de alegria. A frota leva 99 dias para cruzar este oceano de águas tão calmas que deram o nome de Pacífico, provavelmente por causa do fenômeno El Niño, um aquecimento anormal das águas do Pacífico Equatorial. É um contraste com o Oceano Atlântico, que os marinheiros chamam de Mar Tenebroso.

Como o Pacífico é muito maior, a comida acabou. Os marinheiros chegam à Ilha de Guam em 6 de março de 1521 mastigando peças de couro para tentar enganar o estômago.

Dez dias depois, a frota ancora na ilha de Cebu, nas Filipinas, onde o chefe local se converte em cristianismo e pede ajuda na guerra contra a ilha vizinha de Mactan, onde em 27 de abril Magalhães é ferido mortalmente por uma flecha envenenada e morre.

A expedição vai para as Ilhas Molucas, onde pega um carregamento de especiarias. Com apenas dois navios, sob o comando do espanhol Juan Sebastián Elcano, atravessa o Oceano Índico, dá a volta no Cabo da Boa Esperança (que os marinheiros ainda chamam pelo antigo nome de Cabo das Tormentas) e chega a Sanlúcar de Barrameda em 6 de setembro de 1522, completando a façanha.

SHAKESPEARE APAIXONADO

    Em 1582, aos 18 anos, o ator, poeta e dramaturgo William Shakespeare, um dos maiores escritores da história da humanidade, se casa em Stratford-upon-Avon, com Anne Hathaway, de 26 anos.

Dez anos depois, Shakespeare é um ator e dramaturgo renomado da cena teatral de Londres, um sucesso consolidado pelo lançamento de Romeu e Julieta (1995), O Mercador de Veneza (1597), Hamlet (1601), Otelo (1605), Rei Lear (1606) e Macbeth (1606).

Shakespeare se aposenta em 1610 e volta para Stratford, onde escreve suas últimas peças de teatro, inclusive A Tempestade (1611).

PRIMEIRA DEPUTADA BRITÂNICA

    Em 1919, Lady Astor, Nancy Astor, nascida nos Estados Unidos, é eleita com ampla maioria para a vaga do marido na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico e se torna a primeira deputada do Reino Unido.

 O marido Waldorf Astor vai para uma vaga hereditária na Câmara dos Lordes.

CONFERÊNCIA DE TEERÃ

    Em 1943, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, e o ditador soviético Josef Stalin se reúnem em Teerã, a capital do Irã, para discutir a estratégia conjunta para derrotar o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial (1939-45) e o mundo do pós-guerra.

O Irã tem importância estratégica na guerra. É por lá que os aliados, especialmente os Estados Unidos, dão armas e apoio logístico à União Soviética para a luta na frente oriental quando a Alemanha Nazista ocupava a Europa.

É o primeiro encontro entre Roosevelt e Stalin. Os Três Grandes concordam em invadir a Normandia, Em troca do apoio contra a Alemanha na frente oriental, a URSS promete ajudar os EUA na guerra contra o Japão. Churchill não confia em Stalin e entende que Roosevelt fez demais para cativar o líder comunista, que pretende criar uma zona de segurança entre a URSS e a Alemanha.

Em declaração conjunta em 1º de dezembro, os Três Grandes reconhecem "a suprema responsabilidade que pesa sobre nós e as Nações Unidas fazer uma paz que tenha a boa vontade da esmagadora maioria dos povos da Terra e acabe com o flagelo e o terror da guerra por muitas gerações." 

Nenhum comentário: