MONARQUIA UNIVERSAL
Em 1519, o rei Carlos I, da Espanha, é eleito imperador do Sacro Império Romano-Germânico como Carlos V.
Carlos, neto dos reis católicos Fernando II e Isabel, suborna príncipes germânicos para que votam nele. Assim, vence Henrique VIII, da Inglaterra, e Francisco I, da França, e Frederico, o Sábio, Duque da Saxônia. Seu sonho é criar uma "monarquia universal".TIRO MUDA A HISTÓRIA
Em 1914, o estudante radical sérvio Gavrilo Princip mata o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, e sua mulher, Sophia, durante uma visita a Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. É um tiro que muda a história.
Um mês depois, a Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia, aliada do Reino Unido, da França e da Rússia, que formam a Triplice Entente.Por outro lado, a Alemanha apoia a Áustria. A Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália eram a Tríplice Aliança. Começa a Primeira Guerra Mundial (1914-18), o conflito que forja o século 20. A Itália não entra, sob a alegação de que a aliança é defensiva. Mais tarde, a partir de 1915, luta ao lado da Entente.
PAZ PARA ACABAR COM TODAS AS PAZES
Em 1919, o economista britânico John Maynard Keynes adverte que o Tratado de Versalhes, assinado neste dia pela Alemanha, causaria o caos econômico.
Keynes abandona a conferência de paz, realizada no Palácio de Versalhes, perto de Paris, em protesto contra as cláusulas punitivas do acordo.Se o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, convence os norte-americanos a entrar na Primeira Guerra Mundial (1914-18) afirmando que é "a guerra para acabar com todas as guerras", o Tratado de Versalhes é descrito como a paz para acabar com todas as guerras.
A humilhação imposta à Alemanha leva à ascensão do nazismo e ao revanchismo de Adolf Hitler, que inicia a Segunda Guerra Mundial (1939-45) ao invadir a Polônia em 1º de setembro de 1939. Quando a França se rende, em junho de 1940, Hitler faz questão que a capitulação seja assinada no mesmo vagão em que a Alemanha se rendeu no fim da Primeira Guerra Mundial (1914-18).
OFENSIVA NO VIETNÃ
Em 1965, os Estados Unidos lançam sua primeira grande ofensiva na Guerra do Vietnã (1955-75).
Três mil soldados americanos da 173ª Brigada Aerotransportada, 800 soldados da Austrália e uma unidade aerotransportada do Vietnã do Sul participam do ataque a guerrilheiros do Vietcongue numa floresta a pouco mais de 30 quilômetros de Saigon, a capital sul-vietnamita.
A operação é suspensa três dias depois por não ter encontrado uma quantidade significativa de inimigos.
GRANDE REVOLTA GAY
Em 1969, começa a Rebelião de Stonewall, em reação a uma invasão violenta da polícia ao bar gay Stonewall Inn, no Greenwich Village, em Nova York.
A revolta dura cinco dias. É o marco do início da luta pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos, hoje celebrado como Dia do Orgulho Gay.
As primeiras paradas do orgulho gay são realizadas um ano depois, em Nova York, São Francisco, Los Angeles e Chicago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário