domingo, 25 de dezembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 25 de Dezembro

 TRÉGUA DE NATAL

    Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), pouco depois da meia-noite, os soldados da Alemanha param de atirar e começam a cantar músicas de Natal ouvidas pelos inimigos da França, do Reino Unido e da Rússia. Ao amanhecer, saem desarmados das trincheiras e se aproximam das linhas aliadas desejando "Feliz Natal" nas línguas dos inimigos.

De início, os aliados temem uma emboscada. Vendo o inimigo desarmado, saem das trincheiras e cumprimentam os alemães. Eles trocam presentes como cigarros e doces, entoam canções natalinas e jogam futebol na terra de ninguém entre as trincheiras de um lado e outro.

Em 1915, a guerra atinge toda sua fúria e a trégua de Natal torna-se impensável.

GORBACHEV RENUNCIA

    Em 1991, o líder reformista Mikhail Gorbachev anuncia sua renúncia à Presidência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), uma decisão que marca o fim da pátria do comunismo.

Quatro dias antes, 11 das 15 repúblicas soviéticas criam a Comunidade de Estados Independentes (CEI), tirando o poder que ele ainda tinha. A URSS está condenada desde que as três repúblicas eslavas (Rússia, Bielorrússia e Ucrânia), o núcleo central do país, fazem um acordo em Minsk, a capital bielorrussa, em 8 de dezembro de 1991, para deixar a união.

No discurso de despedida, Gorbachev é profético. Manifesta "preocupação com o fato de que os cidadãos deste país estão deixando de ser cidadãos de uma grande potência e as consequências podem ser muito difíceis de lidar para todos nós." 

A fala alterna momentos de alegria e frustração, e defende seu legado. Gorbachev reivindica ter colocado a URSS no "caminho da democracia" e levado o regime comunista "rumo à economia de mercado". Afirmou que os povos da URSS estavam "vivendo em um novo mundo" com o "fim da Guerra Fria e da corrida armamentista".

Mikhail Sergueievich Gorbachev ascende à liderança do Partido Comunista da URSS em 11 de março de 1985, depois de uma longa era de estagnação econômica sob Leonid Brejnev (1964-82) e os breves governos de Iúri Andropov (1982-84) e Konstantin Chernenko (1984-85).

É uma mudança de gerações na URSS. Convencido da obsolescência do regime, promove uma abertura política, a glasnost (transparência) e uma reforma econômica a perestroika (reestruturação).

Ele estabelece o diálogo com o Ocidente e negocia com os presidentes dos Estados Unidos Ronald Reagan e George Bush acordos de desarmamento que acabam com a Guerra Fria, a confrontação, estratégica, econômica, científica, tecnológica e militar entre as duas superpotências que dominou a segunda metade do século 20.

As reformas libertam presos políticos, acabam com a censura e permitem a investigação dos crimes cometidos pelo regime comunista. Desagradam tanto à velha guarda do regime quanto aos reformistas radicais como Boris Yeltsin, que gostariam de acelerar o processo.

Em agosto de 1991, quando está em férias, sobrevive a uma tentativa de golpe da linha-dura. Quem lidera a resistência é Yeltsin, primeiro presidente eleito democraticamente da história da Rússia. Gorbachev volta enfraquecido e o poder passa para Yeltsin, que coloca o Partido Comunista na ilegalidade e dissolve a URSS.

Nenhum comentário: