segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Câmara acusa Trump de crimes pelo assalto ao Capitólio

 A comissão especial da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos acusou hoje o ex-presidente Donald Trump de cometer quatro crimes em relação à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021:

• obstrução de um procedimento oficial do Congresso, a certificação da vitória de Joe Biden e Kamala Harris na eleição de 3 de novembro de 2020;

• conspiração para fraudar os EUA ao tentar anular o resultado da eleição;

• incitar, auxiliar, ajudar ou proteger uma insurreição;

• e conspiração para fazer declarações falsas.

É a primeira vez que um presidente é acusado de crimes pela Câmara. O relatório final da comissão, a ser apresentado na quinta-feira, será encaminhado ao Departamento da Justiça, que faz sua própria investigação sobre o assalto ao Capitólio e pode ou não aceitar as recomendações da Câmara. Hoje, foi divulgada uma síntese de 160 páginas.

Trump enfrenta processos por fraude fiscal no estado de Nova York e está vendo investigado pelo FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos EUA, por levar para sua residência no clube de Mar-a-Lago na Flórida documentos secretos e ultrassecretos do governo norte-americano que deveria ter entregue ao Arquivo Nacional no fim de seu governo.

Para se defender de todos estes processos, o ex-presidente lançou prematuramente sua candidatura à reeleição em 2024, mas depois de liderar o Partido Republicano em três derrotas eleitorais consecutivas, é provável que enfrente adversários dentro do próprio partido. O governador da Flórida, Ron DeSantis, está na frente nas pesquisas.

Ao abrir os trabalhos, a vice-presidente da comissão, a deputada republicana Liz Cheney, criticou a postura do então presidente Trump ao assistir o ataque de seus partidários ao Poder Legislativa pela televisão, em vez de ordenar ações para acabar com a revolta em Washington.

Depois de 3 horas e 7 minutos, o então presidente apelou aos seguidores que fossem para casa, dizendo que os amava. Só no dia seguinte, com relutância, condenou a violência que causou a morte de cinco pessoas.

"Ninguém que tenha se comportado daquela maneira naquela momento pode jamais servir de novo em qualquer posição de autoridade na nossa nação", declarou a filha do ex-vice-presidente Dick Cheney. "Ele é inapto para qualquer cargo."

Até hoje, Trump insiste na grande mentira que houve fraude na eleição de Joe Biden, apesar de 61 ações judiciais rejeitadas pela Justiça por falta de indícios concretos. O discurso golpista mobilizou grupos de extrema direita como Proud Boys e Oath Keepers.

Durante o ataque, os trumpistas estiveram a poucos metros de distância do vice-presidente Mike Pence, que ameaçavam enforcar. Como presidente do Senado, Pence presidia à reunião conjuntas das duas casas do Congresso interrompida durante o ataque ao Capitólio.

Nenhum comentário: