quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 29 de Dezembro

MASSACRE DE WOUNDED KNEE

    Em 1890, num dos últimos episódios da Guerras Indígenas dos Estados Unidos, um regimento de cavalaria do Exército mata 146 índios sioux na reserva de Pine Ridge, no estado de Dakota do Sul.

Ao longo daquele ano, o governo dos EUA se preocupa com a influência cada vez maior do movimento espiritual Dança Fantasma em Pine Ridge, que diz que os índios haviam sido derrotados e confinados em reservas por abandonar suas tradições.

Muitos sioux acreditam que, se fizerem a Dança Fastasma e rejeitarem o modo de vida do homem branco, o mundo será recriado pelos deuses e todos que não são fiéis vão desaparecer.

Em 15 de dezembro, a polícia da reserva tenta prender o cacique Touro Sentado, líder histórico dos sioux e o mata. No dia 29, os soldados cercam a reserva e intimam os índios a entregar as armas. Quando um índio se desentende com um policial, alguém dá um tiro e começa o massacre. Além dos índios, morrem 25 militares.

MORTE DE PELÉ

    Em 2022, morre de câncer aos 82 anos Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

O menino pobre nasceu em Três Corações, em Minas Gerais, e trabalhou como engraxate antes de ir para o Santos aos 15 anos. Aos 16 anos, estreou na seleção brasileira marcando um gol numa derrota de 2-1 para a Argentina no Maracanã. Aos 17 anos, ganhou a primeira de três Copas do Mundo. É o único jogador que conseguiu isso.

Ao longo da carreira, marcou 1.283 gols, elevou a autoestima milhões de jovens de origem africana, parou uma guerra civil na África e tornou-se o maior embaixador do Brasil, reconhecido praticamente em todo o mundo. Morreu o Edson. Pelé será para sempre lembrado.

Nenhum comentário: