sábado, 3 de dezembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 3 de Dezembro

BONDE CHAMADO DESEJO

    Em 1947, o grito de Marlon Brando chamando "Stella" dá início à estreia da primeira encenação da peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, realizada no Teatro Ethel Barrymore, na Broadway, em Nova York, sob a direção de Elia Kazan.

Aos 23 anos, Marlon Brando encarna o rude operário de origem polonesa Stanley Kowalski, que vive às turras com Blanche DuBois, interpretada na Broadway por Jessica Tandy. Ela é irmã da mulher de Kowalski e vai morar com eles no bairro francês de Nova Orleans.

A peça choca pela franqueza com que aborda temas como a sexualidade e a violência. Quando cai o pano, os aplausos duram 30 minutos. 

Com mais de 800 apresentações, Um Bonde Chamado Desejo transforma o carismático Marlon Brando numa celebridade. Jessica Tandy ganha um prêmio Tony e Tennessee Williams o Prêmio Pulitzer para Drama.

TRAGÉDIA EM BHOPAL

    Em 1984, uma explosão numa fábrica da Union Carbide na cidade de Bhopal, na Índia, solta no ar uma nuvem tóxica de isocianato de metila que atinge mais de 588 mil pessoas e mata pelo menos 3.787, no pior acidental industrial da história.

Bhopal é uma cidade de um milhão de habitantes no estado de Madhya Pradesh que fica a meio caminho entre a capital indiana, Nova Déli, e a maior e mais rica cidade do país, Mumbai. 

A fábrica da Union Carbide fica em Jal Prakash Nagar, um bairro pobre, o que agrava a situação. No inquérito, é acusada de usar equipamento obsoleto e de ser negligente com a manutenção e com as medidas de segurança.

No domingo, 2 de dezembro, os operários do turno da noite estão fabricando o pesticida Sevin, uma mistura de tetracloreto de carbono, a alfa-naftol e isocianato de metila, uma das substâncias não radioativas mais tóxicas do mundo. Uma sucesso de erros nas próximas 12 horas causa a tragédia.

O isocianato de metila está armazenado em três tanques de 57 mil litros. Quando um tanque apresenta problemas, os operários usam nitrogênio para tentar extrair o isocianato de metila. A operação tem problema. O nitrogênio e o isocionato de metila começam a vazar.

Por volta das 23h, os medidores indicam que há um nível de pressão perigoso dentro dos tanques. As operários pressupõe que os instrumentos estão com defeito e não dão importância. Por volta de 23h30, os trabalhadores que estão perto do vazamento se sentem mal.

Mesmo assim, o supervisor Shakil Qureshi decide esperar. À 0h15, uma explosão causa o vazamento de gás. O sistema para prevenir vazamentos não funciona. Os motoristas de ônibus que iriam levar o pessoal do turno da noite fogem e a empresa não avisa as autoridades. Mais tarde, alega que os telefones não estavam funcionando.

Os moradores nas redondezas ouvem a sirene de alerta, mas não dão importância porque ela soava com frequência. O clima frio dificultou a dispersão do gás, que ficou concentrado perto do chão, agravando a tragédia.

VETO A MINAS PESSOAIS

    Em 1997, mais de 120 países assinam no Canadá o Tratado de Ottawa ou Convenção sobre a Proibição do Uso, Armazenamento, Produção e Transferência de Minas Antipessoais e sobre a sua Destruição.

O tratado é sobretudo fruto da Campanha Internacional para a Eliminação de Minas, uma coligação de 1,2 mil organizações não governamentais de 90 países. A campanha e sua coordenadora, Jody Williams, ganham o Prêmio Nobel da Paz de 1997.

A iniciativa parte do governo do Canadá, em outubro de 1996, no fim da primeira conferência revisora da Convenção sobre Armas Convencionais, de 1980, quando o ministro do Exterior canadense convida os participantes a voltar em dezembro de 1997 para fechar o acordo para banir as minas pessoais.

Até hoje, mais de 150 países aderiram ao tratado.

Nenhum comentário: