segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 5 de Dezembro

FIM DA LEI SECA

    Em 1933, a 21ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos é ratificada, que anula a Emenda nº 18 e acaba com a época da Lei Seca (1920-33), o período da história do país em que é proibido produzir, vender e consumir bebidas alcoólicas.

Nesta data, os estados da Pensilvânia, de Ohio e de Utah ratificam a emenda, completando o total de três quartos dos estados exigido para reformar a Constituição dos EUA.

O movimento para proibir o consumo de bebidas alcoólicas começa no início do século 19 nos EUA. No fim do século, tem força suficiente para influenciar o debate política e eleger representantes. Vários estados proíbem a fabricação e consumo de bebidas com álcool em seus territórios.

Em dezembro de 1917, o Congresso aprova a Emenda nº 18. Ela é ratificada em 16 de janeiro de 1919. Entra em vigor em 17 de janeiro de 1920.

TRIÂNGULO DAS BERMUDAS

    Em 1945, uma esquadrilha com cinco aviões bombardeiros Avenger da Marinha dos Estados Unidos decola às 14h10 da base aeronaval de Forte Lauderdale, na Flórida. Em um treinamento de rotina, deve voar 192 quilômetros ao todo e regressar à base. Todos desaparecem no Triângulo das Bermudas, no Oceano Atlântico.

Duas horas após o início do voo, o comandante da esquadrilha, com mais de seis meses de experiência de voo na região, informa que seus equipamentos de bordo não estão funcionando. Ele não consegue determinar sua posição. O mesmo acontece com os outros aviões.

Os operadores de raciocomunicação em terra não conseguem contato com as aeronaves. Depois de duas horas de mensagens confusas dos aviadores, uma transmissão de rádio capta mensagem do comandante convocando seus homens para se preparar para deixar o avião por falta de combustível.

A esta altura, os radares terrestres localizam a esquadrilha a leste da Flórida e ao norte das Ilhas Bahamas. ÀS 19h27, um avião Mariner inicia uma operação de busca e resgate. Três minutos depois, avisa que a missão está em andamento. É sua última mensagem. Um navio-tanque que passava por ali teria visto uma explosão às 19:50.

O desaparecimento dos 13 tripulantes do Mariner e dos 14 dos Avengers do Voo 19 leva a uma das maiores operações de busca realizadas até aquela época, em milhares de quilômetros quadrados do Oceano Atlântico, do Golfo do México e do interior da Flórida. Nenhum resto dos homens nem dos aviões é encontrado.

A Marinha atribui o fracasso da operação de busca ao mau tempo. O desaparecimento da esquadrilha alimenta o mito de que o Triângulo das Bermudas – que tem como vértices Miami à Bermuda e a São João de Porto Rico –, é uma região onde há problemas com os equipamentos de navegação e aviões e navios desaparecem sem deixar rastro. 

ADEUS, MANDELA

    Em 2013, morre aos 95 anos Nelson Mandela, um dos maiores estadistas da segunda metade do século 20, o líder que negociou o fim do odioso regime segregacionista do apartheid e levou a democracia e a maioria negra ao poder na África do Sul depois de 300 anos de dominação da minoria branca.

Rolihlahla Nelson Mandela nasce em 18 de julho de 1918 na nobreza da tribo xhoza. Estudo direito e, Influenciado pelas ideias do líder pacifista da independência da Índia, o Mahatma Gandhi, nos anos 1940s, entra para a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano (CNA). 


Depois da morte de 69 negros no Massacre de Sharpeville, em 1960, o CNA decide aderir à luta armada. Mandela vira líder do braço armado do CNA, Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação). 

Quando volta de treinamento militar no exterior, é preso, em 1962, e condenado à morte em 1964. A sentença depois é reformada para prisão perpétua. Durante o julgamento, ele diz que está lutando contra a ditadura da minoria branca e promete lutar contra uma ditadura da maioria negra.

Nos momentos mais violentos da guerra civil não declarada da África do Sul, o regime racista apela a Mandela, que sempre insiste que presos não podem negociar.

Mandela passa 27 anos preso até ser libertado em 11 de fevereiro de 1990 para negociar o regime que o encarcerou. Até sua imagem era proibida no país. A pneumonia que o matou foi resultado das condições desumanas na prisão da ilha de Robben, onde ficou 16 anos.

Diante da grande pressão internacional, do boicote internacional à economia sul-africana e do fim da Guerra Fria, ao tomar posse, em 1989, o presidente branco Frederik de Klerk anuncia a intenção de libertar Mandela e negociar o fim do apartheid. Ambos dividem o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Depois de negociações tensas e difíceis, em 27 de abril de 1994, Mandela assume como o primeiro presidente eleito democraticamente da África do Sul. Convida para a posse um de seus carcereiros. Fiel à democracia, ao contrário da maioria dos líderes africanos, deixa o governo depois do primeiro mandato.

Nenhum comentário: