terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Empresa de Trump é condenada por fraude fiscal em Nova York

A Organização Trump, a empresa familiar que tornou bilionário o ex-presidente Donald Trump, foi condenada hoje por fraude fiscal e outros crimes pela Justiça do estado de Nova York. Trump não foi denunciado, mas a decisão mancha para sempre a imagem da empresa e seu dono.

Depois de mais de um dia de deliberações, o júri condenou a empresa de Trump em todas as 17 acusações feitas na denúncia, inclusive fraude fiscal, esquema para fraudar, conspiração e falsificação de documentos empresariais. A multa máxima, de US$ 1,62 milhão, é irrisória para um bilionário que ganhou centenas de milhões de dólares durante seu período na Casa Branca. 

Uma das práticas condenadas foi a concessão de benefícios e mordomias para os executivos como apartamentos e carros de luxo, bônus de Natal e serviços como TV a cabo sem pagar impostos. O valor das propriedades da empresa era superestimado para pedir empréstimos a instituições financeiras e subestimado nas declarações de impostos.

A Promotoria da Comarca de Manhattan, que iniciou o processo, tinha obtido uma confissão de culpa do articulador do esquema, o ex-diretor financeiro Allen Weisselberg. Um dos mais leais lugares-tenentes de Trump, foi a principal testemunha de acusação. Revelou a cultura empresarial permissiva da empresa.

"Vimos o funcionamento interno da Organização Trump: a ganância, as mentiras e as trapaças", declarou o promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg. Nas considerações finais, a acusação afirmou que Trump "sancionou explicitamente a fraude fiscal".

Bragg também preside a um inquérito criminal sobre as práticas empresariais de Trump e o dinheiro que o magnata pagou pelo silêncio de uma atriz pornográfica, Stormy Daniels, que revelou ter tido um caso com ele.

Trump acusou Bragg, que é negro, de racismo, disse estar "desapontado com o veredito" e prometeu recorrer. A Organização Trump lamentou ter sido culpada pelos crimes do ex-diretor financeiro: "A noção de que uma companhia seja responsabilizada pelas ações de um empresário em benefício próprio, na sua declaração de impostos, é simplesmente absurdo."

Weisselberg confessou ter omitido ganhos de US$ 1,8 milhões, que o obrigariam a pagar centenas de milhares de dólares em impostos não recolhidos. Em troca da delação premiada, sua pena máxima será de 100 dias de reclusão.

O ex-presidente também é alvo de inquéritos sobre o ataque de seus partidários ao Congresso em 6 de janeiro de 2021 para tentar evitar a certificação da vitória do presidente Joe Biden na Câmara dos Representantes e no Departamento da Justiça, que também investiga o caso dos documentos secretos que Trump levou ilegalmente para sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida.

Depois de lançar a candidatura à Casa Branca, Trump recebeu para jantar na semana passado o rapper Kanye West, que colocou uma suástica nazista dentro de uma estrela de Davi, símbolo do judaísmo, e Nick Fuentes, outro notório antissemita, que nega o Holocausto.

Ao insistir que foi vítima de fraude na eleição de 2020, Trump chegou a propor que a Constituição dos EUA seja revogada para que ele volte à Casa Branca. Depois de três derrotas eleitorais e de perder duas eleições presidenciais no voto popular, o ataque à Constituição é um sinal claro ao Partido Republicano de que precisa de um novo líder.

E Trump perdeu mais uma nesta noite. O senador Raphael Warnock foi reeleito na Geórgia, derrotando o republicano Herschel Walker, apoiado pelo ex-presidente nas eleições primárias do partido, por 51,2% a 48,8%. 

Pela lei da Geórgia, como ninguém obteve mais da metade dos votos válidos no primeiro turno, em 8 de novembro, houve um segundo turno, realizado hoje.

Com as eleições de meio do mandato de Biden, o Partido Republicano reassume o controle da Câmara, com 221 deputados contra 213 do Partido Democrata, que mantém o controle do Senado, agora com uma maioria de 51-49. Antes, era 50-50. A vice-presidente Kamala Harris, que acumula a Presidência do Senado, precisava dar o voto de minerva.

Nenhum comentário: