domingo, 19 de junho de 2022

Gustavo Petro será primeiro esquerdista a governar a Colômbia

 O economista e senador Gustavo Petro, de 62 anos, ecologista, ex-prefeito de Bogotá e ex-ativista do movimento guerrilheiro M-19, é o primeiro esquerdista a ser eleito presidente da Colômbia.

Ele toma posse em 7 de agosto para um mandato de quatro anos. Quer formar uma aliança de esquerda na América Latina com os presidentes do Chile, Gabriel Boric; do México, Andrés Manuel López Obrador; e do Brasil, se Luiz Inácio Lula da Silva for reeleito em outubro.

Com 100% das urnas apuradas, ele vence o segundo turno com 11.281.013 votos (50,44%) contra 10.580.412 (47,31%) para o ex-prefeito de Bucaramanga Rodolfo Hernández, um engenheiro e magnata de 77 anos de extrema direita, informa o jornal colombiano El Espectador.

No discurso da vitória, Petro defendeu "uma política do amor, não uma mudança para os vingarmos, para construir mais ódios". Prometeu "uma democracia de verdade, uma democracia popular, uma democracia multicolorida" para transformar "a Colômbia numa potência mundial da vida", com paz, justiça social e justiça ambiental.

Leia mais em Quarentena News e veja meu comentário no YouTube.

Nenhum comentário: