quinta-feira, 16 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 16 de Junho

MONTANHA RUSSA 

   Em 1884, a primeira montanha russa dos Estados Unidos é inaugurada na ilha de Coney, no bairro do Brooklyn, em Nova York

Os carrinhos andam a 10 quilômetros por hora e o ingresso custa um níquel. O sucesso é imediato.

FUGA DE NUREYEV

    Em 1961, o bailarino russo Rudolf Nureyev, número um do Balé Kirov, de Leningrado (hoje São Petersburgo), se livra dos guardas da Embaixada da União Sovietica no aeroporto de Le Bourget, perto de Paris, e pede asilo político à França

Ao chegar a Londres, o diretor de companhia declarou que Nureyev havia voltado para a Rússia porque sua mãe estava doente.

MULHER NO ESPAÇO

    Em 1963, a cosmonauta soviética Valentina Terechkova se torna a primeira mulher a viajar ao espaço

A bordo da nave Vostok-6, ela dá 48 voltas sobre a Terra. Hoje é deputada da Duma do Estado da Rússia e aliada fiel do ditador Vladimir Putin.

PEDRAS QUE ROLAM

    Em 1965, o cantor e compositor Bob Dylan grava Like a Rolling Stone, talvez seu maior sucesso

Com guitarras elétricas e órgão, a canção marca uma virada na carreira de Dylan. Como a gravação tem 6min34seg, os executivos da Columbia Records decidem não lançar a música como compacto simples. 

Em setembro, Like a Rolling Stone chega ao segundo lugar nas paradas de sucesso, atrás de Help, dos Beatles.

LÍDER SOVIÉTICO

    Em 1977, Leonid Brejnev é eleito presidente da União Soviética

Ele é secretário-geral do Partido Comunista desde a queda de Nikita Kruschev, em 1964, quando faz parte de uma troika, dividindo o poder com o primeiro-ministro Alexei Kossigin e o presidente do Soviete Supremo, Nikolai Podgorny. 

Ao ser eleito presidente, Brejnev passa a acumular a chefia do Estado e do partido, tornando-se dirigente máximo da URSS. A Era Brejnev (1964-82) é a mais longa da história da URSS depois do período stalinista (1927-53).

Nenhum comentário: