domingo, 5 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 5 de Janeiro

EUA DEIXAM PADRÃO-OURO

     Em 1933, o presidente Franklin Delano Roosevelt retira os Estados Unidos do padrão-ouro, um sistema no qual a moeda americana era lastreada por ouro e tinha cotação fixa em ouro, depois que o Congresso aprovou uma resolução acabando com o direito dos credores de exigir pagamento em ouro.

GUERRA DOS SEIS DIAS

   Em 1967, Israel toma a iniciativa na Guerra dos Seis Dias bombardeando e destruindo as forças áreas dos países árabes em terra

Com superioridade aérea, Israel derrota os inimigos e ocupa a Península do Sinai e a Faixa de Gaza, que pertenciam ao Egito; a Cisjordânia, inclusive o Leste de Jerusalém, da Jordânia; e as Colinas do Golã, da Síria.

É a mais rápida e decisiva vitória de Israel, mas é uma guerra que não terminou até hoje. Em 1977, depois da derrota na Guerra do Yom Kippur, em 1973, o líder egípcio Anuar Sadat se afastou dos EUA e fez a paz com Israel dois anos depois para recuperar o Sinai. 

O movimento nacional palestino sonha em criar um país independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. O processo de paz está estagnado desde 2014. Israel se retirou em 2005 da Faixa de Gaza, dominada desde 2007 pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), o que levou a várias guerras com Israel, mas amplia pouco a pouco a colonização da Cisjordânia para criar uma política de fato consumado. 

BOB KENNEDY BALEADO

     Em 1968, o palestino Sirhan Bishara Sirhan baleia mortalmente o senador Robert Fitzgerald Kennedy, que acabara de ganhar a eleição primária da Califórnia e seria o candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos

Bob Kennedy morre no dia seguinte. Era herdeiro político do irmão, o presidente John Fitzgerald Kennedy, assassinado em 22 de novembro de 1963 em Dallas, no Texas.

Bob Kennedy foi ministro da Justiça do governo Kennedy. Membro do gabinete de guerra durante a Cris dos Mísseis em Cuba, em outubro de 1962, foi uma das pombas que evitaram um conflito capaz de levar a uma guerra nuclear com a União Soviética.

1968 é um ano sangrento na política dos EUA, marcado por ofensivas dos vietcongues na Guerra do Vietnã e violência política no país. O pastor Martin Luther King Jr., maior ativista dos direitos civis dos negros, havia sido morto em 4 de abril, em Memphis, no Tennessee, quando Bob Kennedy fez um discurso pregando a paz e a reconciliação.

PRIMEIRO RELATÓRIO SOBRE AIDS

    Em 1981, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA publica o primeiro relatório científico sobre a síndrome de deficiência imunológica adquirada (aids). Descrevia cinco casos de uma infecção pulmonar complicada em pacientes gays de Los Angeles sem outros problemas de saúde.

Nenhum comentário: