terça-feira, 28 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 28 de Junho

SACRO IMPÉRIO

     Em 1519, o rei Carlos I, da Espanha, é eleito imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Carlos, neto dos reis católicos Fernando II e Isabel, subornou príncipes germânicos para que votassem nele. Assim, venceu Henrique VIII, da Inglaterra, e Francisco I, da França, e Frederico, o Sábio, Duque da Saxônia.

TIRO QUE MUDOU A HISTÓRIA

    Em 1914, o estudante radical sérvio Gavrilo Princip matou o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, e sua mulher, Sophia, durante uma visita a Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. Foi um tiro que mudou a história.

Um mês depois, a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, aliada do Reino Unido, da França e da Rússia, que formavam a Triplice Entente. 

Por outro lado, a Alemanha apoiou a Áustria. A Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália eram a Tríplice Aliança. Começava a Primeira Guerra Mundial (1914-18), o conflito que forja o século 20. A Itália não entra, sob a alegação de que a aliança era defensiva.

PAZ PARA ACABAR COM TODAS AS PAZES

    Em 1919, o economista britânico John Maynard Keynes adverte que o Tratado de Versalhes, assinado neste dia pela Alemanha, causaria o caos econômico

Keynes abandona a conferência de paz, realizada no Palácio de Versalhes, perto de Paris, em protesto contra as cláusulas punitivas do acordo.

Se o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, convence os norte-americanos a entrar na Primeira Guerra Mundial (1914-18) afirmando que é "a guerra para acabar com todas as guerras", o Tratado de Versalhes é descrito como a paz para acabar com todas as guerras.

A humilhação imposta à Alemanha levou à ascensão do nazismo e ao revanchismo de Adolf Hitler, que iniciou a Segunda Guerra Mundial (1939-45) ao invadir a Polônia em 1º de setembro de 1939.

OFENSIVA NO VIETNÃ

    Em 1965, os Estados Unidos lançam sua primeira grande ofensiva na Guerra do Vietnã (1955-75) 

Três mil soldados americanos da 173ª Brigada Aerotransportada, 800 soldados da Austrália e uma unidade aerotransportada do Vietnã do Sul participam do ataque a guerrilheiros do Vietcongue numa floresta a pouco mais de 30 quilômetros de Saigon, a capital sul-vietnamita. 

A operação é suspensa três dias depois por não ter encontrado uma quantidade significativa de inimigos.

GRANDE REVOLTA GAY

  Em 1969, começa a Rebelião de Stonewall, em reação a uma invasão violenta da polícia ao bar gay Stonewall Inn, no Greenwich Village, em Nova York.

A revolta dura cinco dias. É o marco do início da luta pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos, hoje celebrado como Dia do Orgulho Gay.

As primeiras paradas do orgulho gay foram realizadas um ano depois, em Nova York, São Francisco, Los Angeles e Chicago.

Nenhum comentário: