sexta-feira, 24 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 24 de Junho

NAPOLEÃO INVADE A RÚSSIA  

  Em 1812, o Grande Exército de Napoleão Bonaparte, a maior força militar organizada na Europa até então, com mais de 600 mil homens, invade a Rússia rumo à maior derrota de um dos maiores generais de todos os tempos

Napoleão declara guerra à Rússia depois que o czar Alexandre I se nega a aderir ao Bloqueio Continental contra o Reino Unido. A epopeia é narrada no livro Guerra e Paz, do escritor russo Leon Tolstoy, um dos maiores clássicos da história da literatura.

BLOQUEIO DE BERLIM

    Em 1948, a União Soviética inicia o Bloqueio de Berlim Ocidental, um dos momentos de grande tensão do início da Guerra Fria

Logo os aliados fariam uma ponte aérea para transportar milhares de toneladas de suprimentos. 

O Bloqueio de Berlim é uma das razões da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelo EUA, em 4 de abril de 1949, em Washington.

NOIVADO DE KENNEDY E JACKIE

    Em 1953, o senador John Kennedy e Jaqueline Bouvier anunciam seu noivado

Ele seria o mais jovem presidente da história dos Estados Unidos e Jaqueline Kennedy, a primeira-dama mais charmosa e popular. Quando Kennedy, é assassinado, em Dallas, no Texas, em 22 de novembro de 1963, Jackie tenta segurar os pedaços do cérebro do marido. 

O funeral, liderado pela primeira-dama, os jovens irmãos do presidente e vários chefes de Estado, é transmitido ao vivo e revela, na visão do sociólogo Marshall McLuhan, o caráter ritual da televisão em grandes cerimônias, como veríamos nos enterros de Ayrton Senna e da princesa Diana.

SENADO REPELE RESOLUÇÃO QUE LEVOU À GUERRA DO VIETNÃ

    Em 1970, o Senado dos Estados Unidos repele a Resolução do Golfo de Tonkin, que aprovara em 1964 a declaração de guerra ao Vietnã do Norte. 

O incidente do Golfo de Tonkin fora forjado pelo governo Lyndon Johnson (1963-69).

Nenhum comentário: