sábado, 18 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 18 de Junho

IMPÉRIO CONTRA-ATACA

   Em 1812, o presidente dos Estados Unidos, James Madison, assina a declaração de guerra contra o Império Britânico

A Guerra de 1812 É uma consequência da Revolução Francesa de 1789 a das guerras napoleônicas. O imperador Napoleão Bonaparte impõe o bloqueio continental, proibindo os países europeus de comerciarem com o Reino Unido. 

Em resposta, o Império Britânico, que domina os mares, faz um bloqueio ao comércio entre os EUA e a Europa. Os britânicos, que dominam o que hoje é o Canadá, apoiam as tribos indígenas ao longo da fronteira na região dos Grandes Lagos e recrutam à força marinheiros norte-americanos para a Marinha Real. Para os norte-americanos, uma invasão do Canadá permitiria ampliar o território dos EUA.

Quando o império napoleônico está entrando em colapso, os britânicos conseguem mobilizar mais forças para a guerra contra os EUA. Em agosto de 1814, tomam Washington e incendeiam a Casa Branca, o Capitólio e outros prédios públicos, em retaliação ao incêndio de prédios públicos no Canadá por soldados norte-americanos. 

Depois de uma batalha naval decisiva em setembro, os britânicos recuam para o Canadá e a paz é firmada em 24 de dezembro de 1814 no Tratado de Ghent, mediado pela Bélgica. Todos os territórios conquistados são devolvidos. É criada uma comissão para traçar a fronteira.

DERROTA FINAL DE NAPOLEÃO

    Em 1815, uma aliança militar liderada pelo Reino Unido, sob o comando do Duque de Wellington, derrota Napoleão Bonaparte em Waterloo, na Bélgica. É a última batalha de um dos maiores generais de todos os tempos, que travou 60 batalhas e perdeu sete.

Para ser general do Exército da França, era preciso ter quatro gerações de nobreza. A Revolução Francesa de 1789 acaba com isso, o que permite a ascensão fulminante de Napoleão a general. 

Em 1798, Napoleão invade o Egito, no início do colonialismo europeu no Oriente Médio. De volta à França, dá um golpe em novembro de 1799 e se torna o primeiro cônsul da República. Em 1804, é coroado imperador.

Com um exército cidadão e a genialidade na guerra, Napoleão domina a Europa por mais de dez anos até a fracassada invasão da Rússia em 1812, quando seu Grande Exército, de 600 mil homens, é derrotado e dizimado pelos russos e pelo inverno. Depois da derrota na Rússia, forma-se uma grande aliança de Áustria, Prússia, Reino Unido, Rússia, Suécia, Espanha e Portugal.

Em 11 de abril de 1814, Napoleão abdica ao trono e vai para o exílio na ilha de Elba, Ele volta ao poder em fevereiro de 1815 para governar por 100 dias. Depois da derrota final em Waterloo, Napoleão é desterrado para a ilha de Santa Helena, onde morreu em 5 de maio de 1821. 

Nenhum comentário: