sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Virada na Geórgia e na Pensilvânia praticamente dá vitória a Biden

Como esperado, o ex-vice-presidente Joe Biden assumiu hoje a liderança nas apurações dos estados da Geórgia e da Pensilvânia, e na prática consolidou a vitória na eleição presidencial nos Estados Unidos. Ele mantém a vantagem no Arizona e em Nevada.

Diante do resultado apertado, no momento a vantagem de Biden é de 1.564 votos, a Geórgia anunciou a recontagem dos votos. Os advogados do presidente Donald Trump devem concentrar seus esforços na Pensilvânia, onde ele tinha uma vantagem de 600 mil votos antes da contagem dos votos enviados pelo correio e agora perde por mais de quase 15 mil votos.
Com a vitória do Partido Democrata, a senadora Kamala Harris será a primeira mulher de origem africana ou indiana numa chapa presidencial vencedora nos EUA. Como Biden faz 78 anos em dezembro, desde já, Harris é candidata à Casa Branca em 2024.
Nas outras eleições, o Partido Democrata está prestes a manter a maioria na Câmara dos Representantes, mas perdeu seis cadeiras. No Senado, como nenhum candidato conseguiu maioria absoluta, de acordo com a lei da Geórgia, haverá duas eleições complementares em 5 de janeiro.
Se os democratas vencerem, o Senado ficará dividido exatamente ao meio, 50 a 50. Como presidente do Senado, a vice-presidente terá o voto decisivo.

Nenhum comentário: