segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Japão sai da recessão com crescimento de 5% no terceiro trimestre

Terceira maior economia do mundo, o Japão cresceu 5% de julho a setembro de 2020 depois de quatro trimestres consecutivos de queda, superando a expectativa dos economistas de uma expansão de 4,4%. Mas o produto interno bruto japonês ainda é 6% menor do que um ano atrás, antes da pandemia do coronavírus de 2019.

Esta queda no PIB na comparação anual indica que a recuperação será longa e difícil, especialmente se o aumento do número de casos de covid-19 virar uma nova onda de contaminação. No sábado, foram registrados 1.722 casos novos. Duas semanas antes, foram 868.

"A economia voltou com firmeza, mas a recuperação é uma obra em progresso", comentou o ministro da Economia do Japão, Yasutoshi Nishimura. "As pessoas ainda estão com uma mentalidade defensiva."

A recuperação japonesa é mais fraca do que a dos Estados Unidos, que recuperaram no terceiro trimestre dois terços das perdas com a pandemia. O consumo cresceu 4,7% no trimestre, mas os investimentos das empresas caíram mais 3,4%.

O Japão sofreu com um pico da covid-19 em julho. Mesmo assim, o economista Masamichi Adachi, do banco UBS (União de Bancos Suíços), acredita que a perspectiva do país para o quarto trimestre é melhor do que as dos EUA e da Europa porque a contaminação no Japão foi baixa durante todo o mês de outubro.

Com a expectativa de não precisar impor restrições à atividade econômica, o Japão está preparado para um crescimento forte em 2021 e 2022 se as vacinas permitirem o controle da pandemia e a realização da Olimpíada de Tóquio, adiada para 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Nenhum comentário: