Um explosão de carro-bomba diante de um tribunal da cidade de Esmirna, na margem do Mar Egeu, deixou pelo menos dois mortos, inclusive um policial e vários feridos. O maior suspeito é o grupo guerrilheiro ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Depois da explosão, dois atiradores trocaram tiros com a polícia e foram mortos. Eles detonaram o carro-bomba ao serem parados numa barreira policial próxima ao tribunal.
A Turquia é alvo de guerrilheiros naciolistas curdos que lutam pela independência do Curdistão de extremista muçulmanos como o Estado Islâmico e de grupos de extrema esquerda. Desta vez, pela natureza do alvo e o método empregado a suspeita recai sobre o PKK.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário