sábado, 24 de setembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 24 de Setembro

 MAOMÉ COMPLETA A HÉGIRA

    Em 622, o profeta Maomé completa a Hégira, a fuga de Meca para Medina, na Arábia, numa distância de cerca de 500 quilômetros que ele percorreu em 12 dias. É o marco da fundação do islamismo, o ano 1 do calendário da segunda maior religião da humanidade, com 1,8 bilhões de fiéis, depois do cristianismo, com 2,3 bilhões.

Maomé nasce em 570. Com a morte do pai antes dele nascer, da mãe aos 6 anos e de um avô aos 8, é criado por um tio, Abu Talib. Já adulto, de tempos em tempos vai para uma caverna no Monte Hira, perto de Meca. Em 610, tem uma visão do arcanjo Gabriel, que anuncia que o profeta "é um mensageiro de Deus".

Começa uma série de revelações que inclui o Corão, livro sagrado dos muçulmanos, a palavra de Deus, supostamente ditada a Maomé pelo anjo Gabriel. Ele se considera o último profeta da tradição judaico-cristã e pega elementos destas religiões para criar a sua. Em 615, Maomé tem 100 seguidores. Suas críticas morais e a doutrina monoteísta incomodam.

Quando o tio morre, em 619, Maomé, já está sendo perseguido. Em 622, um grande grupo de convertidos de Medina vai a Meca para defender o profeta. Ele recomenda aos seguidores que voltem a Medina em pequenos grupos. 

Ao saber que os muçulmanos estão indo para Medina, as autoridades de Meca tentam matar o profeta, que foge. Em Medina, Maomé organiza a religião e a comunidade de seguidores.

Como a Arábia do século 7 vivia em estado de anarquia, o islamismo é uma religião com um projeto político, principalmente de propagar a fé. Um século depois da morte de Maomé, o islamismo dominava a Península Arábica, o Norte da África e a Península Ibérica.

CRIADA SUPREMA CORTE

    Em 1789, o presidente George Washington sanciona a Lei Judiciária aprovada pelo Congresso, criando a Suprema Corte dos Estados Unidos, inicialmente com seis juízes que serviriam até a morte ou aposentadoria, não podendo ser afastados, a não ser em processo de impeachment.

Dois dias depois, o Senado aprova as nomeações. A primeira sessão da Corte é realizada em 1º de fevereiro de 1790, em Nova York.

O Art. 3 da Constituição dos EUA dá à Suprema Corte o papel de guardiã das leis, especialmente quando há questões constitucionais. Em 1805, fica estabelecido que cabe à Corte interpretar a Constituição. Desde 1869, tem nove ministros.

BULGÁRIA PEDE TRÉGUA AOS ALIADOS

    Em 1918, a Bulgária propõe um cessar-fogo aos aliados (Estados Unidos, França, Reino Unido e Sérvia) para encerrar sua participação na Primeira Guerra Mundial (1914-18).

No início da guerra, os dois lados cortejam a Bulgária, que adere às Potências Centrais da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e entra no conflito em outubro de 1915.

As negociações de paz começam em 28 de setembro de 1918. No dia seguinte, a Bulgária sai da guerra, depois de perder 80 mil homens.

MAPEANDO PEARL HARBOR

    Em 1941, o Japão instrui seu cônsul no Havaí a dividir o porto de Pearl Harbor em cinco zonas e calcular o número de navios de guerra presentes em cada uma para preparar o bombardeio aéreo realizado em 7 de dezembro, que levou os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Depois que o Japão invade a Indochina, os EUA congelam todos os bens japoneses em território americano e fecham o Canal do Panamá a navios japoneses. Os americanos interceptam a mensagem do cônsul, mas ela é enviada de navio a Washington. Quando é recebida capital, é considerada irrelevante.

BEN JOHNSON CONQUISTA OURO

    Em 1988, na Olimpíada de Seul, o velocista jamaicano naturalizado canadense Ben Johnson ganha a prova de 100 metros rasos com tempo recorde de 9,79 segundos, mas perde a medalha de ouro três dias depois ao ser flagrado por doping.

Terceiro colocado na Olimpíada de Los Angeles, em 1984 com 10,22 seg, Johnson ganha o Campeonato Mundial de Atletismo em 1987 com o tempo de 9,83 seg, um décimo à frente do americano Carl Lewis, vencedor em LA.

Na seletiva para formar a equipe dos EUA, Lewis bate o recorde mundial, com 9,78seg, mas a marca não é homologada por causa do vento forte. Com a desclassificação de Johnson, Lewis fica com mais uma medalha de ouro.

Nenhum comentário: