sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Hoje na História do Mundo: 5 de Agosto

CABO TELEGRÁFICO TRANSATLÂNTICO

    Em 1858, após várias tentativas frustradas, termina a instalação do primeiro cabo telegráfico submarino ligando a América do Norte e a Europa através do Oceano Atlântico.

O artista e inventor americano Samuel Morse começa a desenvolver o telégrafo em 1832. Ele cria o Código Morse e, em 1844, lança o telégrafo comercial, enviando uma mensagem do Capitólio para uma estação de trens de Baltimore.

Dez anos depois, há mais de 30 mil quilômetros de cabos telegráficos nos EUA. A revolução nas comunicações marca o início da era da eletricidade. É um grande estímulo ao desenvolvimento dos EUA. Ajuda muito na expansão e conquista do Oeste.

Em 1854, o empresário Cyrus West Field decide instalar o cabo transatlântico. Com a ajuda de navios americanos e britânicos, faz quatro tentativas. Na quarta, em 29 de julho, o Niágara e o Gorgon saem da Baía da Trindade, no Canadá, e se encontram no meio do oceano com o Agammenon e o Valorous, que partem de Valentia, na Irlanda, então parte do Reino Unido.

O cabo de cerca de 3,2 km é lançado no fundo do mar, a uma profundidade de até mais de 3 mil metros em 5 de agosto. Onze dias depois, o presidente James Buchanan e a rainha Vitória trocam as primeiras mensagens, mas o cabo é fraco e para de funcionar em setembro. A primeira ligação telegráfica permanente entre a América do Norte e a Europa é finalmente instalada em 1866.

Field promove outras ligações telegráficas transoceânicas, inclusive do Havaí para a Ásia e a Austrália.

LINCOLN CRIA IMPOSTO DE RENDA FEDERAL

    Em 1861, o presidente Abraham Lincoln impõe a cobrança de um imposto de renda federal para financiar a União durante a Guerra da Secessão (1861-65), quando os estados do Sul tentaram se separar por discordar da abolição da escravatura. 

O Congresso aprova uma alíquota de 3% sobre rendimentos a partir de US$ 800, equivalentes a US$ 16 mil de 2003. Desde março, Lincoln se preocupa com o financiamento da guerra. Envia cartas a vários ministros para saber se entendiam que a Constituição autorizava o presidente a coletar impostos. Ele teme que os rebeldes fiquem com o dinheiro dos impostos cobrados nos portos do Sul.

Durante a Reconstrução pós-Guerra Civil, em 1871, o Congresso revoga a lei de impostos de Lincoln. Em 1909, aprova a 16ª Emenda, ratificada em 191criando o sistema federal de impostos existente hoje

FRIEDRICH ENGELS MORRE

    Em 1895, morre em Londres o empresário e teórico da revolução Friedrich Engels, que lançou com Karl Marx em 1848 o Manifesto Comunista.

Engels nasce em Barmen, na Prússia, numa família da burguesia industrial, de onde observa de perto as difíceis condições de vida do operariado e conclui que precisa lutar pela emancipação. Ele conhece Marx em Paris em 1844 e expõe suas acusações ao capitalismo no livro A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra, publicado em 1845.

Os dois lançam o Manifesto do Partido Comunista, onde afirmam que "a história da humanidade é a história da luta de classes", em 21 de fevereiro de 1848, um ano de revoluções na França, no que seria a Alemanha (unificada em 1871) e no Império Austro-Húngaro

Com a derrota das revoluções, Marx se refugia na Inglaterra, no seio de sociedade liberal, onde escreve sua grande obra, O Capital. Depois da morte de Marx, em 14 de março de 1883, Engels conclui e publica o segundo e o terceiro volumes do livro.

ALEMANHA ATACA BÉLGICA NA GRANDE GUERRA

    Em 1914o assalto da Alemanha a Liège viola a neutralidade da Bélgica e marca o início da primeira batalha da Primeira Guerra Mundial (1914-18). 

Na véspera, sete exércitos alemães, com 1,5 milhão de soldados, se concentram nas fronteiras com a França e a Bélgica. É o Plano Schlieffen, formulado pelo general Alfred von Schlieffen para tomar a Bélgica e invadir a França.

Com 12 fortes, Liège é uma das cidades mais protegidas da Europa. No fim do dia, todos estão sob controle belga. A cidade cai em 15 de agosto, depois que os alemães trazem seus supercanhões de 305 e 420 milímetros para a Batalha de Liège.

Três dias depois, a brutal ofensiva da Alemanha invade a França. Ao todo, nesta ofensiva, os alemães matam 5.521 civis na Bélgica e 895 na França.

MARYLIN SE SUICIDA

     Em 1962, Norma Jeane Mortenson, mais conhecida pelo nome artístico de Marylin Monroe é encontrada morta em casa em Los Angeles, nua, caída de bruços sobre a cama, com um telefone na mão. Embalagens vazias de antidepressivos se espalham pelo chão.

Ao fim de um inquérito rápido, a polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, conclui que a atriz, uma das mais lindas da história do cinema, morreu "por causa de uma dose excessiva auto-administrada de sedativos" num "provável suicídio".

PROIBIÇÃO DE TESTES NUCLEARES

    Em 1963, durante a Guerra Fria, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética assinam o Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares, proibindo a realização de explosões atômicas acima da superfície da Terra. 

Nenhum comentário: