segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Hoje na História do Mundo: 23 de Agosto

MORRE SÍMBOLO SEXUAL DOS ANOS 1920

    Em 1926, morre em Nova York aos 31 anos Rodolfo Alfonso Raffaello Pierre Filibert Guglielmi di Valentina D'Antonguolla, mais conhecido como Rodolfo Valentino, um ator italiano radicado nos Estados Unidos que se tornara o arquetípico galã cinematográfico, um símbolo sexual dos anos 1920.

Pouco depois do lançamento de seu último filme, O Filho do Xeique, Valentino é hospitalizado com uma úlcera perfurada e morre de peritonite oito dias depois de ser operado. Sua morte provoca várias tentativa de suicídio. Sua última namorada, a atriz Pola Negri, está inconsolável. 

Dezenas de milhares de pessoas prestam homenagem passando junto ao caixão em Nova York. Cem mil pessoas se concentram perto da igreja onde é realizado o funeral. O corpo é levada de trem para ser enterrado em Hollywood.

SACCO E VANZETTI EXECUTADOS

    Em 1927, apesar dos protestos internacionais de defensores de sua inocência, os anarquistas italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti são executados na cadeira elétrica por latrocínio, roubo seguido de mortes.

O tesoureiro de uma fábrica de sapatos de South Braintree, no estado de Massachusetts, é assassinado em 15 de abril de 1920 junto com um segurança. O latrocínio é atribuído a dois italianos, que fogem com US$ 15 mil.

Sacco e Vanzetti são presos ao ir a uma garagem atrás de um carro que a polícia supunha estar ligado ao crime. Os dois suspeitos estão armados e mentem nos depoimentos, mas não têm antecedentes criminais. Em 14 de julho de 1921, são condenados à morte.

A pena é mantida mesmo depois que Celestino Medeiros, condenado por homicídio, confessa em 1925 ter participado do latrocínio. O Tribunal de Justiça de Massachusetts não revisa a sentença e o governador Alvin Fuller nega os pedidos de clemência.

Em 1977, o governador Michael Dukakis reabilita Sacco e Vanzetti declarando que foram alvos de uma injustiça.

PACTO GERMANO-SOVIÉTICO

    Em 1939, a Alemanha nazista e a União Soviética firmam o Pacto Germano-Soviético ou Pacto Ribbentrop-Molotov, nomes dos ministros do Exterior que assinaram o acordo de não agressão a mando dos ditadores Adolf Hitler e Josef Stalin

Com o pacto, Hitler garante a paz temporariamente com a URSS, enquanto Stalin ganha tempo para se preparar para uma guerra que considerava inevitável. Os dois países dividem a Polônia, a Alemanha fica com a maior parte e Hitler entrega as repúblicas do Mar Báltico (Estônia, Letônia e Lituânia) à URSS.

Nove dias depois, em 1º de setembro, a Alemanha invade a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial (1939-45). A URSS ocupa o lado oriental. Com o controle da situação, em 1940, Hitler volta o esforço de guerra para conquistar a Europa Ocidental.

Ao ocupar parte da Polônia, a URSS detém 22 mil militares, policiais e cidadãos comuns acusados de espionagem e subversão pelo Comissariado do Povo para Assuntos Internos (NKVD), o nome da polícia política soviética na era Stalin (1927-53). Eles são mortos em abril e maio de 1940 no Massacre da Floresta de Katyn.

Em 22 de junho de 1941, a Alemanha invade a URSS na na Operação Barbarossa, a aposta mais ousada de Hitler, que o levaria à derrota e à morte. Mais de 80% das tropas alemãs são derrotadas na frente oriental. Com a entrada da URSS na guerra ao lado dos aliados, o governo polonês no exílio em Londres pede a libertação dos militares.

Dois anos depois da invasão, a Alemanha anuncia a descoberta de valas cheias de corpos na Floresta de Katyn. A URSS culpa os nazistas.

Com as vitórias nas batalhas de Stalingrado e de Kursk, em 1943, o Exército Vermelho para a ofensiva nazista e inicia a contraofensiva rumo a Berlim, tomada em 8 de maio de 1945, marco do fim da guerra na Europa. Hitler se suicida dias antes, em 30 de abril.

Só em 1990, durante o governo Mikhail Gorbachev (1985-91), a URSS reconheceu a responsabilidade pelo Massacre de Katyn.

LOU REED DEIXA VELVET UNDERGROUND

    Em 1970, o cantor e compositor Lou Reed faz seu último show com The Velvet Underground, uma das maiores bandas de rock americanas.

Reed conhece o galês John Cale em Nova York em 1964. Eles começam a tocar juntos. Com temas como protestituição e drogas, as letras de Reed estão muito distantes da música comercial. 

O apoio do artista plástico Andy Warhol credencia o Velvet Underground junto à vanguarda cultural nova-iorquina. A banda lança o primeiro álbum, Nico and the Velvet Underground, em 1967. Cale sai em 1968 e Lou Reed dois anos depois para fazer carreira solo. Ele morre em 2013.

Nenhum comentário: