segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Hoje na História do Mundo: 2 de Agosto

HITLER ASSUME PODERES ABSOLUTOS

    Em 1934, com a morte do presidente Paul von Hindenburg, Adolf Hitler unifica os cargos de presidente e chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha e se torna um ditador absoluto com o título de Führer (Guia)

A unificação dos cargos é confirmada por quase 90% dos eleitores em referendo em 19 de agosto. É o fim do que resta da democracia alemã.

O Führer funda o Terceiro Reich e promete ao povo alemão que vai durar mil anos, mas seu reino de terror dura menos de 11 anos, com o suicídio de Hitler, em 30 de abril de 1945, e a rendição da Alemanha, em 8 de maio daquele ano.

IRAQUE TOMA O KUWAIT

    Em 1990, o Iraque do ditador Saddam Hussein invade o Kuwait e anexa o emirado, violando o direito internacional e a Carta das Nações Unidas, que proíbe a guerra de conquista. O emir e a família real do Kuwait fogem para a vizinha Arábia Saudita.

As monarquias petroleiras do Golfo Pérsico haviam apoiado Saddam na Guerra Irã-Iraque (1980-88), apostando na derrota da Revolução Islâmica liderada pelo aiatolá Khomeini. Apesar do apoio, o ditador iraquiano exige mais ajuda para compensar os prejuízos e reconstruir o país. Sem sucesso, apela para a força.

Em 6 de agosto, o Conselho de Segurança da ONU impõe sanções econômicas, proibindo o comércio com o Iraque. No dia 9, começa a Operação Escudo no Deserto. Por ordem do presidente George Herbert Walker Bush, os Estados Unidos enviam centenas de milhares de soldados para proteger a Arábia Saudita.

Ao tomar o Kuwait, Saddam assume o controle sobre 20% das reservas de petróleo conhecidas. Se ocupasse a Arábia Saudita, ficaria com 45%. Em 29 de novembro, o Conselho de Segurança da ONU aprova o uso da força se o Iraque não sair do Kuwait até 15 de janeiro de 1991. A União Soviética de Mikhail Gorbachev votou a favor e a China se absteve.

Como Saddam não recua, na madrugada de 16 para 17 de janeiro, uma aliança de 32 países liderada pelos EUA lança a Operação Tempestade no Deserto, começando a Guerra do Golfo com um bombardeio maciço.

A guerra aérea dura seis semanas. Neste período, o Iraque dispara mísseis contra a Arábia Saudita e Israel. Saddam acredita que a entrada de Israel na guerra leve os países muçulmanos a abandonar a aliança, mas os EUA contêm Israel.

Uma força aliada de 700 mil soldados inicia a operação terrestre em 24 de fevereiro. Quatro dias depois, Bush anuncia a vitória e o fim da guerra. Pelo menos 25 mil soldados e 100 mil civis iraquianos, e 250 soldados da aliança liderada pelos EUA, morrem na Guerra do Golfo.

Em abril, o Conselho de Segurança da ONU aprova a Resolução 687, que proíbe o Iraque de exportar petróleo antes de entregar suas armas de destruição em massa (químicas, biológicas e nucleares). As sanções teriam causado a morte de mais 1 milhão de iraquianos.

Algumas armas químicas e biológicas foram confiscadas e desmontadas. Mesmo assim, as supostas armas de destruição em massa serviram de pretexto para a invasão americana de março de 2003, ordenada pelo presidente George Walker Bush, o filho, depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que não têm qualquer relação com o Iraque. 

A invasão de 2003 depõe Saddam e resulta na sua morte. Até hoje, o Iraque vive em estado de guerra, depois de ser o berço da organização terrorista Estado Islâmico, que continua sendo uma ameaça agora que o presidente Joe Biden, que votou a favor da guerra como senador, pretende retirar as forças de combate dos EUA do país.

JACKIE JOYNER GANHA SEGUNDO OURO NO HEPTATLO

    Em 1992, a americana Jacqueline Joyner Kersee se torna a primeira mulher a conquistar as medalhas de ouro do heptatlo em duas olimpíadas, Seul (1988) e Barcelona (1992)

Jackie Joyner nasce pobre. Precisa superar a miséria e uma asma crônica para obter uma bolsa de estudos na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e conquistar o ouro. Na faculdade, destaca-se no atletismo e no basquete.

Em 1986, casa com Robert Kersee, treinador de atletismo na UCLA. No ano seguinte, ganha o heptatlo e o salto em distância no campeonato mundial de atletismo. Em 1988, repete a dose na Olimpíada de Seul, com recorde no heptatlo.

Depois de conquistar o segundo ouro em Barcelona, ela abandona a prova na Olimpíada de Atlanta, em 1996, com um estiramento muscular, mas consegue a medalha de bronze no salto em distância.

Nenhum comentário: