quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Hoje na História do Mundo: 4 de Agosto

EUA FICAM NEUTROS NO INÍCIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

    Em 1914, os Estados Unidos declaram sua neutralidade diante do começo da guerra na Europa opondo França, Reino Unido, Rússia e Sérvia, de um lado; e a Alemanha e a Áustria-Hungria, do outro.

JESSE OWENS DESTRÓI MITO DA SUPERIORIDADE ARIANA

    Em 1936, o atleta negro americano Jesse Owens, conquista a segunda da quatro medalhas de ouro ao vencer a prova de salto em distância na Olimpíada de Berlim, organizada pelo regime nazista para comprovar a tese da superioridade da raça branca e ariana.

EUA ATRAEM BRACEROS DO MÉXICO PARA AGRICULTURA

    Em 1942, com medo de uma falta de mão de obra no campo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), os Estados Unidos fazem um acordo sobre trabalho agrícola com o México para atrair mexicanos para a lavoura

O Programa Bracero, como fica conhecido, dura até 1964. É o maior programa de trabalhadores convidados da história dos EUA. 

Os mexicanos têm direito a um salário mínimo, segurança, casa e comida. Muitos patrões desrespeitam o acordo, ao pagar abaixo do mínimo ou não pagar e oferecer casa e comida ruins. Isso gerou greves, protestos e processos.

Como os trabalhadores mexicanos se tornam importante para a economia de estados como a Califórnia, o programa sobrevive à guerra. Em 22 anos, são mais de 4,6 milhões de contratos de trabalho. Até hoje, os imigrantes latino-americanos são parte importante da mão de obra do Sudoeste dos EUA.

NAZISTAS PRENDEM ANNE FRANK

    Em 1944, a Gestapo, a polícia secreta do regime nazista, prende a jovem judia alemã Anne Frank, de 15 anos que estava escondida com a família e outro judeus desde 1942 num anexo secreto de uma casa em Amsterdã, na Holanda ocupada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45)

O Diário de Anne Frank, um relato da vida nesta seclusão voluntária para tentar escapar do terror nazista, é um dos livros mais importantes do século 20.

NASCE BARACK OBAMA

    Em 1961, Barack Hussein Obama, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, nasce em Honolulu, no Havaí, filho de pai queniano e mãe

Durante seus dois governos (2009-17), supremacistas brancos como Donald Trump questionaram sua nacionalidade, insinuando que Obama não nasceu nos EUA. Se fosse assim, não poderia ser presidente.

Nenhum comentário: