IMIGRAÇÃO JAPONESA
Em 1908, começa a imigração japonesa no Brasil com a chegada de 781 pessoas ao porto de Santos no navio Kasatu-Maru.
Hoje o Brasil tem a maior colônia de descendentes de japoneses do mundo, cerca de 2 milhões de nikkeis.
NASCE PAUL McCARTNEY
Em 1942, nasce em Liverpool, na Inglaterra, James Paul McCartney, músico, compositor, cantor, multi-instrumentista, empresário, vegetariano e ativista dos direitos dos animais que conquistou a fama como baixista dos Beatles e teve 29 canções em primeiro lugar nas paradas de sucesso nos Estados Unidos.
Em 1960, The Beatles vão tocar em Hamburgo, na Alemanha, onde John entrava no palco com um quepe e fazia a saudação nazista: "Heil, Hitler!". Paul e Pete Best, então baterista da banda, são expulsos da Alemanha ao provocar um incêndio no hotel onde estavam hospedados.
The Beatles fazem o primeiro show no Cavern Club, em Liverpool, em 21 de março de 1961. Neste ano, voltam a Hamburgo e conhecem Brian Epstein, o empresário que consegue um contrato com a gravadora EMI. Em 1964, depois do sucesso na Inglaterra, eles estouram nos Estados Unidos.
Paul é o principal autor das músicas românticas dos Beatles. Yesterday é a música mais regravada por outros artistas da história. Em 1979, o Guinness – o Livro dos Recordes o considerou o compositor de maior sucesso da música pop.
Aos 81 anos, Paul continua em atividade. Acaba de anunciar que vai recriar a voz de John Lennon com inteligência artificial para gravar o último sucesso dos Beatles.
GOLPE DA CIA NA GUATEMALA
Em 1954, com cobertura aérea dos Estados Unidos, 480 homens liderados por Carlos Castillo Armas invadem a Guatemala, no início do segundo golpe de Estado organizado pela CIA (Agência Central de Inteligência) durante a Guerra Fria, depois da queda do primeiro-ministro do Irã, Mohamed Mossadegh, em 1953, que nacionalizara o petróleo.
A Revolução Guatemalteca começa em 1944, quando uma revolta popular derruba o ditador Jorge Ubico. Na primeira eleição democrática da história deste país da América Central, Juan José Arévalo é eleito presidente em 1945 com 86% dos votos. Ele introduz o salário mínimo e programas de alfabetização. Sobrevive a 25 tentativas de golpe e não disputa a reeleição.
Em 1951, é eleito Jacobo Árbenz, que faz uma reforma agrária, nacionaliza das terras da companhia bananeira United Fruit, a distribui a camponeses e legaliza o Partido Comunista. Nacionalista de esquerda, é descrito nos EUA como comunista.
O presidente Harry Truman autoriza o golpe em 1952, mas a mudança de governo, com a eleição de Dwight Eisenhower, o comandante militar aliado na Segunda Guerra Mundial (1939-45), adia a queda de Árbenz, apesar da plataforma anticomunista do novo presidente.
Em agosto de 1953, Eisenhower autoriza a operação da CIA, que financia, arma e treina os 480 soldados de Carlos Castillo. A propaganda anticomunista e uma estação de rádio fomentam o golpe e tentam isolar a Guatemala internacionalmente.
Quando os golpistas invadem, os EUA fazem um bombardeio aéreo e um bloqueio naval. Os mercenários de Castillo fracassam nas primeiras tentativas, mas a guerra psicológica e a ameaça de uma invasão norte-americana intimidam o Exército da Guatemala, que não resiste. Árbenz tenta armar a população civil, mas acaba renunciando em 27 de junho.
Dez dias depois, Carlos Castillo toma o poder, impõe uma ditadura, proíbe os partidos políticos, prende tortura e mata oposicionistas, e anula as reformas sociais da revolução. É o início de uma guerra civil de quatro décadas de guerrilhas de esquerda contra governos apoiados por Washington, uma das mais brutais da Guerra Fria na América Latina, só comparável à da Colômbia, com um genocídio do povo maia e 150 a 200 mil mortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário