Num texto de 44 páginas, o procurador especial Jack Smith faz 38 acusações com detalhes dos crimes cometidos pelo ex-presidente Donald Trump ao levar para casa cerca de 300 documentos confidenciais, secretos e ultrassecretos capazes de comprometer a segurança nacional dos Estados Unidos. As penas para cada acusação variam de 5 a 20 anos de cadeia.
Para não ser preso, o ex-presidente precisa se apresentar na terça-feira numa vara da Justiça Federal em Miami a uma juíza nomeada por ele, Aileen Connan, que tentou impedir o FBI, a polícia federal norte-americana, de examinar os documentos apreendidos na mansão de Mar-a-Lago, em West Palm Beach. Essa decisão foi anulada pelo Tribunal Federal de Recursos da Flórida.
Mesmo condenado, Trump poderá disputar a Presidência dos EUA em 2024, se a sentença não o proibir de exercer qualquer cargo público federal. É uma situação bizarra: Trump pode ser proibido de votar, mas não de concorrer à Casa Branca. A lei também não prevê se, como presidente, ele poderia indultar a si mesmo. Meu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário