ORIGEM DO PARA-RAIOS
Em 1752, Benjamin Franklin, um dos fundadores dos Estados Unidos, inventor do para-raio, empina um papagaio (pandorga ou pipa) durante uma tempestade para provar a ligação entre os raios e a eletricidade.
Cientista, escritor, político e diplomata, Franklin usa um fio metálico para empinar uma pandorga de papel preso a uma chave de metal manipulada através de um fio de seda. Ao lado do filho, observa a carga elétrica do raio descer até a terra.
Para dar utilidade prática à descoberta, usa hastes de ferro ligadas à terra colocadas ao lado ou no teto de edificações para desviar as cargas elétricas dos raios para o solo com segurança. Cria o para-raios.
ITÁLIA VAI À GUERRA
Em 1940, nove meses depois do início da Segunda Guerra Mundial, o ditador italiano Benito Mussolini declarou guerra ao Reino Unido e à França, esta última invadida em maio daquele ano pela Alemanha Nazista, aliada da Itália.
Quando a Alemanha invade a Polônia, em 1º de setembro de 1939, marco do início do maior conflito armado da história, a Itália não está preparada. Com o colapso da França, o líder fascista decide que chega a hora de aplicar o Pacto de Aço firmado com o ditador nazista Adolf Hitler e entrar na guerra.
Os nazistas entram em Paris em 14 de junho. A França assina a rendição em 22 de junho. Hitler retira de um museu o trem onde a Alemanha se rendera no fim da Primeira Guerra Mundial, e faz do acontecimento uma espécie de redenção pela derrota em 1918.
Um dia depois do ataque japonês a Pearl Harbor, no Havaí, em 8 de dezembro de 1941, Mussolini declara guerra aos Estados Unidos, aliando-se também ao Império do Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário