terça-feira, 10 de maio de 2022

Putin modera o tom sem reduzir ambições

 Ao contrário das previsões alarmistas de que anunciaria anexação de territórios ocupados e a intensificação da guerra, o ditador Vladimir Putin fez um discurso moderado no Dia da Vitória, 9 de maio, quando a Rússia comemora vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. 

Sem uma vitória a festejar na Ucrânia defendeu a necessidade de "guerra preventiva" contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o "neonazismo ucraniano".

No campo de batalha, a Rússia avança lentamente no Leste da Ucrânia e intensifica os bombardeios a Odessa, o único porto importante ainda em poder dos ucranianos. Mas arrefeceu um pouco a escalada verbal que coloca os Estados Unidos em risco de colisão direta com a Rússia, uma das grandes ameaças do conflito.

Os países do Grupo dos Sete, que reúne as maiores potenciais industriais democráticas (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), anunciou o fim das importações de petróleo da Rússia "com o tempo e em ordem". Meu comentário:

Nenhum comentário: