quarta-feira, 25 de maio de 2022

Hoje na História do Mundo: 25 de Maio

FIM DA REPÚBLICA INGLESA

     Em 1660, com a chegada a Dover do rei Carlos II, vindo do exílio, começa a restauração da monarquia na Inglaterra, depois de 11 anos de uma ditadura militar republicana inicialmente liderada por Oliver Cromwell

O rei anterior, Carlos I, pai de Carlos II, fora decapitado em 30 de janeiro de 1649, em meio à Guerra Civil Inglesa ou Revolução Puritana, que opôs os monarquistas (católicos) à maioria protestante no Parlamento. 

Cromwell morre em 1658 e é condenado postumamente por traição. Seu cadáver é exumado e enforcado. Em 1688, a Revolução Gloriosa derruba Jaime II, irmão de Carlos II, último rei católico da Inglaterra e da Escócia, e estabeleceu a supremacia do Parlamento

EUA COMEÇAM A REDIGIR A CONSTITUIÇÃO

   Em 1787, começa na Filadélfia a Convenção Constitucional, que redigiria a Constituição dos Estados Unidos, com a participação de pais da pátria como George Washington, James Madison e Benjamin Franklin. 

Washington, o comandante do Exército Continental na Guerra da Independência (1775-83), delegado da Virgínia, é eleito presidente. Em 17 de setembro de 1787, a Constituição é assinada por 38 dos 41 convencionais presidente. Entra em vigor em 4 de março de 1789, depois de ser ratificada por 9 dos 13 estados.

LINCOLN SUSPENDE HABEAS CORPUS 

   Em 1861, durante a Guerra da Secessão (1861-65), o presidente Abraham Lincoln suspende o direito de habeas corpus nos Estados Unidos. 

O deputado estadual John Merryman, do estado de Maryland, É preso no Forte McHenry sob a acusação de tentar impedir as forças do Norte de ir de Baltimore para Washington. Seu advogado imediatamente faz um pedido de habeas corpus

O presidente da Suprema Corte, Roger Taney, decide que o presidente não tem autoridade para fazer isso, mas Lincoln ignora, afirmando que a medida é necessária para evitar a divisão do país na Guerra Civil entre os estados do Norte, que querem manter a União, e os do Sul, que querem se separar.

Cinco anos mais tarde, depois da morte de Lincoln, em 1865, o supremo tribunal americano confirma a decisão de Taney. Em outro caso, a Suprema Corte decide que só o Congresso pode suspender o direito de habeas corpus e que os civis não podem ser julgados por tribunais militares mesmo em tempo de guerra.

PRISÃO DE OSCAR WILDE

    Em 1895, o escritor, poeta e dramaturgo irlandês Oscar Wilde É preso depois de ser condenado a dois anos de cadeia por "indecência grosseira"

Wilde é gay e processa John Douglas, pai de seu amante Alfred Douglas, que o acusara de "sodomia". A homossexualidade era crime no Reino Unido até 1967, por força de leis e de uma visão moralista que vinham da era vitoriana (1837-1901).

KENNEDY E A VIAGEM À LUA

     Em 1961, o presidente John Kennedy anunciou a intenção de enviar astronautas dos EUA à Lua

"Queremos ir à Lua não por ser fácil, mas por ser difícil", declarou JFK ao pedir dinheiro ao Congresso.

 Em 12 de abril, o soviético Yuri Gagarin tinha se tornado o primeiro homem a viajar pelo espaço e descobrir: "A Terra é azul." Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua. Sua frase foi: "Um pequeno passo para o homem, um passo gigantesco para a humanidade."

GUERRA NAS ESTRELAS

    Em 1977, estreia Guerra nas Estrelas, de George Lucas, o primeiro filme da série que fez história. Fatura US$ 800 milhões nas bilheterias do mundo inteiro. 

As armaduras assustadoras do vilão Darth Vader, do Império do Mal, são copiadas pela ditadura militar que então governava a Coreia do Sul. Logo, foram lançadas as continuações O Império Contra-Ataca O Retorno de Jedi. Depois, os direitos foram comprados pelos estúdios Disney, que deu continuidade a série com novos filmes e mais a produzir.

ASSASSINATO DE GEORGE FLOYD

    Em 2020, o policial Derek Chauvin mata o cidadão negro George Floyd ao esmagar seu pescoço com o joelho por 9 minutos e 25 segundos na cidade de Mineápolis, nos EUA

Floyd era suspeito de passar uma nota de US$ 20 falsa numa loja. O assassinato, gravado em vídeo por testemunhas, provoca revolta e uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial que se espalha pelo mundo inteiro. 

Chauvin é condenado a 22 anos e meio de cadeia. Os outros três policiais que participaram da operação foram condenados pela Justiça Federal por violar os direitos de Floyd e devem ser julgados nesta ano pela Justiça Estadual de Minnesota. 

No primeiro aniversário da morte, o presidente Joe Biden recebe a família de Floyd na Casa Branca. Uma irmã dele, Bridgett, rejeita o convite alegando que Biden não cumpriu a promessa de aprovar uma lei contra a violência policial. 

A Câmara dos Representantes, dominada pelo Partido Democrata, aprova um projeto que enfrenta resistência no Senado, onde os democratas têm apenas um voto a mais. Os republicanos são contra o fim da "imunidade qualificada", que dificulta a responsabilização de policiais que matam no exercício da função.

Nenhum comentário: