Os muçulmanos do mundo inteiro começaram a celebrar ontem e hoje, de acordo com o início da lua crescente, o sagrado mês do Ramadã. É o nono mês do calendário islâmico. Celebra o início do período em que Alá (Deus) ditou para o profeta Maomé os versos do Corão, o livro sagrado do Islã.
Durante o Ramadã, os muçulmanos não devem comer, beber nem fumar quando houver luz natural. Os bazares ficaram cheios de pessoas que compraram comida para as ceias noturnas em que quebram o jejuam.
Jejuar no Ramadã é um dos cinco pilares do islamismo, ao lado da crença de que Alá é o único deus e Maomé seu profeta; rezar cinco vezes por dia voltado em direção à cidade sagrada de Meca; peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida; e fazer caridade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário