domingo, 27 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 27 de Novembro

URBANO II LANÇA CRUZADAS

    Em 1095, no discurso mais importante da Idade Média, durante o Concílio de Clermont, na França, o papa Urbano II lança as Cruzadas ao convocar todos os cristãos da Europa para a guerra contra os muçulmanos para reconquistar Jerusalém.

Odo de Lagery nasce em 1042 e se torna protegido do papa Gregório VII, um reformista. Antes de ser eleito papa, em 1088, Urbano faz campanha contra a venda de serviços da Igreja.

Em 1077, o Império Seljúcida (turco) toma Jerusalém e começa a barrar o acesso de cristãos à Cidade Sagrada para três religiões. Quando os turcos seljúcidas ameaçam invadir o Império Romano do Oriente ou Império Bizantino e tomar sua capital, Constantinopla, o imperador Alexis I recorre ao papa.

Jesus Cristo orientou os homens a se amarem uns aos outros. O papa Urbano II mandou matar os infiéis.

Ao todo, 60 a 100 mil pessoas atendem à convocação de Urbano II e marcham rumo à Terra Santa na Primeira Cruzada (1096-99), a única das nove cruzadas a tomar Jerusalém. Urbano II morre em 1099 duas semanas depois da queda de Jerusalém para os cristãos, mas a notícia ainda não havia chegado à Europa. 

O Reino Cristão de Jerusalém dura até 1291, primeiro com capital em Jerusalém e depois em Acre.

TRANQUILO E INFALÍVEL

    Em 1940, nasce em São Francisco, na Califórnia, o ator, mestre de kung fu e ídolo da cultura pop Bruce Lee, talvez o artista marcial mais influente de todos os tempos.

Seu pai, um ator de ópera chinês, está em turnê nos Estados Unidos. Em 1941, volta para Hong Kong, na época uma colônia britânica. 

Bruce é criado em Hong Kong, onde faz 20 filmes como ator mirim, estuda dança e kung fu. Em 1959, ele volta aos EUA, onde estuda na Universidade de Washington, abre uma academia de artes marciais em Seattle e dá aulas particulares para celebridades como Steve McQueen.

Na busca de papéis que Hollywood não lhe oferece, Bruce Lee volta para Hong Kong em 1970 e se torna herói de filmes de ação como O Voo do Dragão, em que fez o roteiro, dirigiu e estrelou.

Bruce Lee morre em 20 de julho de 1973 de um edema cerebral causado provavelmente por analgésicos, um mês antes do lançamento de Operação Dragão, seu maior sucesso de bilheteria, que faturou US$ 200 milhões.

ÚNICO VIRTUOSE DO ROCK

    Em 1942, há 80 anos, nasce em Seattle, no Noroeste dos Estados Unidos, James Marshall Hendrix, mais conhecido como Jimi Hendrix, descendente de afroamericanos e de índios cherokee, o maior guitarrista de todos os tempos e único virtuose da história do rock.

Hendrix entra para o Exército como paraquedista em 1959. É dispensado com honra em 1961 depois de fraturar um tornozelo num salto.

Quando toca na noite de Nova York, Hendrix é descoberto por Chas Chandler, baixista da banda The Animals, que o leva em 1966 para Londres, na época a meca dos guitarristas, onde ela forma a banda The Jimi Hendrix Experience com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell. 

Eric Clapton, do Cream, e Pete Townshend, de The Who, rivais na disputa para ver quem é o melhor guitarrista da Inglaterra, se tornam amigos assistindo aos shows de Jimi no Marquee Club.

Depois do sucesso na Inglaterra, Hendrix volta aos EUA para participar do Festival de Monterrey, em 1967, quando estoura definitivamente, destrói e incendeia a guitarra. Ele seria uma das principais atrações dos festivais de Woodstock, em 1969, encerrado com sua versão distorcida do Hino dos EUA, e da Ilha de Wight, em 1970, antes de morrer prematuramente aos 27 anos em Londres, em 18 de setembro de 1970, de uma dose excessiva de barbitúricos.

Nenhum comentário: