terça-feira, 9 de agosto de 2022

Hoje na História do Mundo: 9 de Agosto

VIDA NOS BOSQUES 

    Em 1854, o escritor e ecologista americano Henry David Thoreau publica um clássico da literatura americana, Walden: a Vida nos Bosques, que vende 300 cópias num ano. É um relato em primeira pessoa de sua vida à beira do Lago Walden, em Massachusetts, durante dois anos e dois meses, a partir de 1845. Explora suas visões da natureza, políticas e filosóficas.

Thoreau é contra a Guerra Mexicano-Americana (1846-48), quando os EUA conquistam mais de um terço do território do México, e se nega a pagar impostos para evitar que seu dinheiro financie a guerra. É o pioneiro da desobediência civil e da resistência pacífica como formas de luta política.

Além de ser um pioneiro da luta pela preservação da natureza, suas ideias influenciaram o escritor russo Leon Tolstói, o líder da independência da Índia, Mohandas Gandhi, e o líder da luta contra o regime segregacionista do apartheid na África do Sul, Nelson Mandela.

QUARTA MEDALHA DE OURO

    Em 1936, o atleta negro norte-americano Jesse Owens conquista sua quarta medalha de ouro na Olimpíada de Berlim, desta vez no revezamento 4x100, demolindo o mito da superioridade da raça branca e ariana defendido pelo regime nazista da Alemanha de Adolf Hitler.

Owens nasce no Alabama em 1913. No ensino médio, desponta como talento para o atletismo. Na Universidade Estadual de Ohio, em 25 de maio de 1935, bate os recordes mundiais dos 200 metros rasos, 200 metros com barreiras e salto em distância, e iguala o das 100 jardas.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) dá à Alemanha em 1931 a organização da Olimpíada de 1936, com sede em Berlim. Em 1933, os nazistas chegam ao poder e Hitler decide fazer dos Jogos Olímpicos um espetáculo da superioridade branca.

Owens e outros 311 atletas americanos, inclusive 17 negros, representam os EUA e ajudam a derrubar a tese nazista da superioridade da Alemanha. Na volta para casa, os negros nore-americanos continuam sendo discriminados.

BOMBA DE NAGASÁKI

     Em 1945, os Estados Unidos explodem a segunda bomba atômica no Japão, desta vez na cidade de Nagasáki, matam 60 mil pessoas na hora e apressam a rendição incondicional do país e o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45).

O Japão anuncia a rendição em 15 de agosto e se rende formalmente em 2 de setembro.

CULTO MACABRO NA CALIFÓRNIA

    Em 1969, membros de um culto macabro liderado por Charles Manson matam cinco pessoas na casa do cineasta Roman Polanski em Beverly Hills, na Califórnia, inclusive a atriz Sharon Tate, mulher de Polanski, que estava grávida.

Dois dias depois, o grupo mata um diretor de supermercado e sua mulher na casa das vítimas. Os crimes bárbaros chocam os Estados Unidos e tornam Manson um dos criminosos mais odiados do país.

Manson nasce em Cincinnati, no estado de Ohio, em 1934, filho de mãe solteira. Passa grande parte da infância e da adolescência em reformatórios e o início da idade adulta na prisão. Quando é solto, em 1967, vai para a Califórnia, atrai uma turma de hippies e forma uma comuna onde orgias de sexo e drogas são frequentes. 

O guru cria seu próprio culto e chama o grupo de Família. Músico frustrado, Manson ataca a casa de Polanski porque lá morava um produtor musical que rejeitara seu trabalho. Manson não vai à casa do cineasta e não participa nem desses assassinatos nem nos do gerente de supermercado e esposa. É condenado como autor intelectual dos homicídios.

A polícia só desvenda o crime depois que um membro do culto é preso e conta vantagem na cadeia. Em 1971, Manson pega pena de morte, revogada para prisão perpétua em 1972, quando a Suprema Corte da Califórnia acaba com a pena de morte.

PRESIDENTE NÃO ELEITO

    Em 1974, Richard Nixon renuncia oficialmente, sob ameaça da impeachment por causa do Escândalo de Watergate, e Gerald Ford se torna o único presidente não eleito da história dos Estados Unidos. 

Como presidente da Câmara, Ford vira vice-presidente meses antes, quando Spiro Agnew, eleito na chapa de Nixon, renuncia, em 10 de outubro de 1973 em meio a um escândalo de corrupção sem relação com Watergate. Fora denunciado por conspiração para cometer crimes, suborno, extorsão e fraude fiscal. Recebia propina desde quando era governador de Maryland e continuava como vice-presidente.

Nixon é o primeiro e único presidente dos EUA a renunciar, por causa do Escândalo de Watergate. Deixa a Casa Branca no dia da posse de Ford. Depois da posse, o novo presidente faz um pronunciamento na televisão: "Meus compatriotas americanos, nosso longo pesadelo nacional acabou."

Um mês depois, em 9 de setembro, Ford concede perdão total e incondicional a Nixon por quaisquer crimes cometidos enquanto presidente dos EUA.

JERRY GARCIA SE VAI

    Em 1995, Jerome John Garcia, mais conhecido como Jerry Garcia ou Capitão Barato, vocalista, guitarrista, letrista e líder da banda de rock californiana Grateful Dead, morre do coração dormindo aos 53 anos numa clínica para reabilitação de drogados em Forest Knolls, na Califórnia.

Ícone do rock ácido de São Francisco, Garcia cria a banda na comunidade hippie de Haight-Ashbury em plena era do amor e das flores no cabelo. O Grateful Dead forma uma legião de seguidores fanáticos. Durante anos, é a banda que mais fatura nas turnês de verão nos EUA. Nos fins de ano, dá concertos grátis de 24 a 31 de dezembro em São Francisco.

Mas a vida louca cobra seu preço. Jerry, o Capitão Barato, o homem de mil viagens de ácido, tem problemas com o vício em heroína, No último show que eu vi, em 1992, muitos anos antes da morte, estava mal. Não queria estar ali.

Nenhum comentário: