sábado, 14 de dezembro de 2024

Hoje na História do Mundo: 14 de Dezembro

 NASCE A FÍSICA QUÂNTICA

    Em 1900, o físico alemão Max Planck publica seus estudos sobre a radiação e lança a Teoria Quântica, mostrando que às vezes a energia apresenta características da matéria.

A Teoria Quântica sustenta que a energia é composta de pequenas partículas ou pacotes, os quanta. A mecânica quântica tem uma visão probabilística da natureza, em contraste com a mecânica clássica e o universo newtoniano.

Planck ganha o Prêmio Nobel de Física de 1918 e influencia cientistas como Albert Einstein, Erwin Schrodinger e Niels Bohr. A Teoria da Relatividade, de Einstein, e a Teoria Quântica, de Planck, são as bases da física moderna.

NORUEGUÊS É PRIMEIRO NO POLO SUL

    Em 1911, o explorador norueguês Roald Amundsen se torna o primeiro homem a chegar ao Polo Sul. 

Amundsen nasce em Borge, perto de Oslo, e se destaca como explorador dos polos. Em 1897, participa de uma expedição belga que é a primeira a passar o inverno na Antártida. Em 1903, leva a corveta Gjöa através da Passagem do Noroeste e da costa do Canadá. É o primeiro navegante a realizar a façanha.

Seu sonho maior é ser o primeiro homem a chegar ao Polo Sul. Quando está se preparando, em 1909, recebe a informação de que o norte-americano Robert Peary chegou lá. Amundsen zarpa para a Antártida em junho de 1910, ao mesmo tempo que o britânico Robert Scott.

Ao chegar ao continente gelado, Amundsen ancora na Baía das Baleias e monta seu acampamento a uma distância 100 quilômetros menor até o Polo Sul do que Scott. Num trenó puxado por cães, Amundsen chega antes e retorna ao acampamento no fim de janeiro. 

Scott atinge o Polo Sul mais de um mês depois, em 18 de janeiro, e morre ao tentar voltar para seu acampamento quando estava a 11 quilômetros de distância.

LIGA DAS NAÇÕES EXPULSA URSS

    Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Liga das Nações, precursora da ONU, expulsa a União Soviética por causa da invasão da Finlândia, em novembro.

Primeira organização internacional de caráter universal dedicada à paz mundial, a Liga das Nações nasce depois da Primeira Guerra Mundial (1914-18) como parte do plano de paz de 15 pontos do presidente norte-americano, Woodrow Wilson. 

Fracassa ao não impedir a remilitarização da Alemanha, a invasão da China pelo Japão, a invasão da Abissínia ou Etiópia pela Itália e a invasão soviética da Finlândia. Não consegue evitar a Segunda Guerra Mundial e é substituída no pós-guerra pela Organização das Nações Unidas.

LONDON CALLING

    Em 1979, a banda de punk rock britânica The Clash lança seu álbum de maior sucesso, London Calling.

The Clash é considerada a segunda banda mais importante do movimento punk, atrás apenas dos Sex Pistols, mas musicalmente é muito superior. A formação clássica tem Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon, Terry Chimes e Nick Headon.

Se os Sex Pistols são niilistas que querem destruir tudo, The Clash é uma banda militante marxista que quer fazer do rock and roll uma arma na luta de classes. No início, é considerado nos Estados Unidos um rock cru, duro, rústico e bruto. London Calling tem influências do reggae e do rhythm and blues. O primeiro compacto de sucesso do Clash nos EUA é Train in Vain (Stand by Me).

Em 1980, The Clash lança o álbum triplo Sandinista, uma homenagem à Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que derruba a ditadura de Anastasio Somoza e toma o poder na Nicarágua em 1979.

As tensões internas e as contradições entre o discurso revolucionário e o machismo do punk rock levam à saída de Mick Jones, que cria sua própria banda, Big Audio Dinamite. The Clash ainda lança mais um álbum, sem sucesso, e se dissolve em 1986.

MASSACRE DE SANDY HOOK

    Em 2012, depois de matar a mãe, Adam Lanza mata 20 crianças e seis funcionários da Escola Elementar Sandy Hook, em Newtown, no estado de Connecticut, nos Estados Unidos, e se suicida.

Na época, é o segundo ataque mais mortífero a uma escola no país, atrás apenas do massacre de 32 estudantes e professores na Escola Politécnica da Virgínia, em 16 de abril de 2007.

O presidente Barack Obama propõe mudanças na lei para aumentar as exigências para comprar armas nos EUA, mas a maioria republicana no Senado veta.

Propagadores de notícias falsas e teorias conspiratórias como o radialista Alan Jones chegam a afirmar que a matança era invenção. Jones é condenado a pagar US$ 1,5 bilhão em indenizações às famílias das vítimas.

Nenhum comentário: