quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Trump volta à Casa Branca prometendo vingança

 Com vitórias em todos os estados-chaves, o ex-presidente Donald Trump está eleito presidente dos Estados Unidos. Vence não só no Colégio Eleitoral, mas no voto popular, o que era totalmente inesperado. Trump melhorou sua votação entre negros e latinos, e conquistou votos em toda parte, inclusive nos cinco bairros de Nova York.

O grande derrotado é o presidente Joe Biden, que insistiu em ser candidato, apesar da idade avançada, ao contrário do que havia prometido na campanha de 2020. Nos primeiros anos de governo, ele escondeu a vice-presidente Kamala Harris.

Nenhum partido manteve o poder nos EUA com um presidente com apenas 41% de aprovação. A vitória de Trump dá um ânimo à extrema direita e à ascensão do neofascismo em escala global. O grande vencedor é o ditador da Rússia, Vladimir Putin.

As políticas ambientais de Biden também devem ser anuladas. Trump já disse que é preciso acabar com a mentira do aquecimento global. O negócio dele é gás e petróleo

O grande argumento da campanha de Trump foi a economia. Há uma semana, o jornal conservador The Wall Street Journal, porta-voz do centro financeiro de Nova York, que apoia Trump, afirmou que o próximo governo vai herdar uma economia formidável, mas 72% dos norte-americanos acreditam que o país estava indo na direção errada.

Trump vendeu a ideia de que é mais competente na economia, mas é um empresário que faliu seis vezes, declarou os maiores prejuízos de 1990 e 1991 em todo o país e ficou 10 anos sem pagar imposto de renda federal sob a alegação de que não ganhou dinheiro.

O ex-presidente é uma ameaça à mais antiga democracia do mundo. É o único presidente que não reconheceu a derrota e tentou dar um golpe de Estado para ficar no poder. Incentivou a invasão do Congresso para tentar impedir a certificação da vitória de Biden em 6 de janeiro de 2021.

Por mais inacreditável que pareça, um criminoso condenado será o próximo presidente dos EUA. Trump concorreu principalmente para não ir para a cadeia – e conseguiu. Serão quatro anos de caos, sangue, suor e lágrimas.

Nenhum comentário: